Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27195Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Cena, Maria José de Lima | - |
| dc.date.accessioned | 2023-06-22T18:48:20Z | - |
| dc.date.available | 2023-06-15 | - |
| dc.date.available | 2023-06-22T18:48:20Z | - |
| dc.date.issued | 2023-06-07 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27195 | - |
| dc.description.abstract | Este Trabajo Final de Grado en Pedagogía tiene por objetivo analizar la propuesta del componente curricular Arte en el Plan Curricular Estratégico para la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) de Paraíba (PB), del año 2020. Como objetivos específicos: presentar el Arte como componente curricular obligatorio en la legislación vigente de Educación Básica; exponer la legislación vigente para la modalidad EJA; identificar el espacio del componente curricular Arte, en el ciclo I, presencial, del Plan Estratégico Curricular EJA PB, de 2020. En cuanto a los objetivos, es una investigación exploratoria que obtuvo sus datos a través de una investigación bibliográfica y documental. La investigación documental consultó: Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LDBEN) Ley Nº 9394/96; Parecer CNE/CEB Nº 11/2000; Resolución CNE/CEB Nº 1/2000; Resolución CNE/CEB Nº 4/2010; Resolución CNE/CEB n.7/2010; Resolución CNE/CEB n. 3/2010; Resolución CNE/CP nº 2/2017, Directrices Operacionales de EJA, de 2021; Plan Estratégico Curricular EJA de Paraíba, de 2020. El estudio concluye que el Plan Estratégico Curricular de Paraíba para el Ciclo I, de la EJA, selecciona solo seis de las veinticinco competencias señaladas por la BNCC para el componente curricular de Arte en el Ciclo I, de la EJA, cinco de las cuales enfocan el lenguaje de Danza y una en Artes Integradas. El documento no justifica el predominio del lenguaje de la Danza sobre otros lenguajes, ni menciona la dimensión estética del conocimiento destacada por la BNCC. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-06-22T18:48:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MJLC15062023.pdf: 1565339 bytes, checksum: a0bf533f9720440aea048e38b7f68bab (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-22T18:48:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MJLC15062023.pdf: 1565339 bytes, checksum: a0bf533f9720440aea048e38b7f68bab (MD5) Previous issue date: 2023-06-07 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Ensino de arte | pt_BR |
| dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.subject | Educação básica - Paraíba | pt_BR |
| dc.title | O espaço do componente curricular arte no ciclo I do Plano Estratégico Curricular EJA PB 2020 | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Sardelich, Maria Emília | - |
| dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo geral analisar a proposta do componente curricular Arte no Ciclo I presencial do Plano Estratégico Curricular para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Paraíba (PB), do ano de 2020. Como objetivos específicos pretendeu: apresentar a Arte como componente curricular obrigatório na legislação atual da Educação Básica; expor a legislação vigente para a modalidade de ensino da EJA; identificar o espaço do componente curricular Arte, no ciclo I, presencial, do Plano Estratégico Curricular EJA PB. Em relação aos objetivos é uma pesquisa exploratória que coletou dados por meio da pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa documental consultou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) Lei Nº 9394/96, o Parecer CNE/CEB Nº 11/2000, a Resolução CNE/CEB Nº 1/2000, que regulamentou as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos; a Resolução CNE/CEB Nº 4/2010, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica; a Resolução CNE/CEB n.7/2010, que fixa as Diretrizes Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos; a Resolução CNE/CEB n. 3/2010, que institui as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos; a Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017, que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); as Diretrizes Operacionais de EJA nos estados, municípios e Distrito Federal, de 2021; o Plano Estratégico Curricular EJA da Paraíba, de 2020. O estudo conclui que o Plano Estratégico Curricular PB destinado ao Ciclo I da EJA seleciona somente seis das vinte e cinco habilidades indicadas pela BNCC para o componente curricular Arte no Ciclo I da EJA, sendo que cinco se concentram na linguagem da Dança e uma nas Artes Integradas. O documento não justifica o predomínio da linguagem da Dança sobre as demais linguagens, nem menciona a dimensão estética do conhecimento destacada pela BNCC. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MJLC15062023.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
