Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27195
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCena, Maria José de Lima-
dc.date.accessioned2023-06-22T18:48:20Z-
dc.date.available2023-06-15-
dc.date.available2023-06-22T18:48:20Z-
dc.date.issued2023-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27195-
dc.description.abstractEste Trabajo Final de Grado en Pedagogía tiene por objetivo analizar la propuesta del componente curricular Arte en el Plan Curricular Estratégico para la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) de Paraíba (PB), del año 2020. Como objetivos específicos: presentar el Arte como componente curricular obligatorio en la legislación vigente de Educación Básica; exponer la legislación vigente para la modalidad EJA; identificar el espacio del componente curricular Arte, en el ciclo I, presencial, del Plan Estratégico Curricular EJA PB, de 2020. En cuanto a los objetivos, es una investigación exploratoria que obtuvo sus datos a través de una investigación bibliográfica y documental. La investigación documental consultó: Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LDBEN) Ley Nº 9394/96; Parecer CNE/CEB Nº 11/2000; Resolución CNE/CEB Nº 1/2000; Resolución CNE/CEB Nº 4/2010; Resolución CNE/CEB n.7/2010; Resolución CNE/CEB n. 3/2010; Resolución CNE/CP nº 2/2017, Directrices Operacionales de EJA, de 2021; Plan Estratégico Curricular EJA de Paraíba, de 2020. El estudio concluye que el Plan Estratégico Curricular de Paraíba para el Ciclo I, de la EJA, selecciona solo seis de las veinticinco competencias señaladas por la BNCC para el componente curricular de Arte en el Ciclo I, de la EJA, cinco de las cuales enfocan el lenguaje de Danza y una en Artes Integradas. El documento no justifica el predominio del lenguaje de la Danza sobre otros lenguajes, ni menciona la dimensión estética del conocimiento destacada por la BNCC.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-06-22T18:48:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MJLC15062023.pdf: 1565339 bytes, checksum: a0bf533f9720440aea048e38b7f68bab (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-22T18:48:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MJLC15062023.pdf: 1565339 bytes, checksum: a0bf533f9720440aea048e38b7f68bab (MD5) Previous issue date: 2023-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de artept_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducação básica - Paraíbapt_BR
dc.titleO espaço do componente curricular arte no ciclo I do Plano Estratégico Curricular EJA PB 2020pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sardelich, Maria Emília-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo geral analisar a proposta do componente curricular Arte no Ciclo I presencial do Plano Estratégico Curricular para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Paraíba (PB), do ano de 2020. Como objetivos específicos pretendeu: apresentar a Arte como componente curricular obrigatório na legislação atual da Educação Básica; expor a legislação vigente para a modalidade de ensino da EJA; identificar o espaço do componente curricular Arte, no ciclo I, presencial, do Plano Estratégico Curricular EJA PB. Em relação aos objetivos é uma pesquisa exploratória que coletou dados por meio da pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa documental consultou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) Lei Nº 9394/96, o Parecer CNE/CEB Nº 11/2000, a Resolução CNE/CEB Nº 1/2000, que regulamentou as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos; a Resolução CNE/CEB Nº 4/2010, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica; a Resolução CNE/CEB n.7/2010, que fixa as Diretrizes Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos; a Resolução CNE/CEB n. 3/2010, que institui as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos; a Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017, que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); as Diretrizes Operacionais de EJA nos estados, municípios e Distrito Federal, de 2021; o Plano Estratégico Curricular EJA da Paraíba, de 2020. O estudo conclui que o Plano Estratégico Curricular PB destinado ao Ciclo I da EJA seleciona somente seis das vinte e cinco habilidades indicadas pela BNCC para o componente curricular Arte no Ciclo I da EJA, sendo que cinco se concentram na linguagem da Dança e uma nas Artes Integradas. O documento não justifica o predomínio da linguagem da Dança sobre as demais linguagens, nem menciona a dimensão estética do conhecimento destacada pela BNCC.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MJLC15062023.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons