Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27200
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Francyneves de Morais e | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-22T19:18:08Z | - |
dc.date.available | 2023-06-16 | - |
dc.date.available | 2023-06-22T19:18:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27200 | - |
dc.description.abstract | Including children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in early childhood education permeates from their access to school, their permanence, participation and learning, and also with several other factors. The present work had as object of investigation the inclusion of children with autism in kindergarten and as general objective to carry out a theoretical study on the inclusion of children with Autism Spectrum Disorder in kindergarten based on the current literature. The work is divided into a methodological procedure, analysis and discussion of the collected data in which we continue with the specific objectives divided into five subtopics and the analysis of the results. The methodology used for the composition of the work was the bibliographical research, carried out by the integrative review of the literature through the combination of empirical and theoretical data, coming from the SciELO databases, Zero à Seis magazine, Multidisciplinary Scientific Magazine and Ibero-American Magazine of Humanity, Science and Education. As a result, we understand that for the inclusive process to happen, it is necessary for the school to maintain a democratic standard, through the formulation of inclusive practices in its Pedagogical Political Project (PPP), which the Specialized Educational Service (SES), together with the support professional, multidisciplinary team and the child's family together to carry out a collaborative work from the perspective of inclusion, in addition, it is necessary to have trained teachers, with continuing education who effectively help for inclusive work within the classroom, we also present the deconstruction of structural capacitance and affectivity as a tool for inclusion and development of children with ASD. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-06-22T19:18:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FMS16062023.pdf: 467994 bytes, checksum: 6640f29cd8a16186179019cb00ed9b83 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-22T19:18:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FMS16062023.pdf: 467994 bytes, checksum: 6640f29cd8a16186179019cb00ed9b83 (MD5) Previous issue date: 2023-06-16 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Revisão integrativa | pt_BR |
dc.title | Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação infantil: uma revisão integrativa da literatura | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Seabra, Magno Alexon Bezerra | - |
dc.description.resumo | Incluir a criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil permeia desde seu acesso à escola, a sua permanência, participação e aprendizagem e também com diversos outros fatores. O presente trabalho teve como objeto de investigação a inclusão de crianças com TEA na educação infantil e como objetivo geral realizar um estudo teórico sobre a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação infantil com base na literatura vigente. O trabalho está dividido em procedimento metodológico, análise e discussão dos dados coletados no qual seguimos com os objetivos específicos divididos em cinco subtópicos e a análise dos resultados. A metodologia utilizada para composição do trabalho foi a pesquisa bibliográfica, efetivado pela revisão integrativa da literatura através da combinação de dados empíricos e teóricos, advindo das bases de dados SciELO, revista Zero à Seis, Revista Científica Multidisciplinar e Revista Ibero-Americana de Humanidade, Ciências e Educação. Como resultado compreendemos que para o processo inclusivo acontecer faz necessário a escola manter um padrão democrático, através da formulação de práticas inclusivas em seu Projeto Político Pedagógico (PPP), que o Atendimento Educacional Especializado (AEE), junto com o profissional de apoio, a equipe multidisciplinar e a família da criança unidas para efetivação de um trabalho colaborativo na perspectiva da inclusão, além disso é necessário ter professores capacitados, com formação continuada que auxiliem efetivamente para o trabalho inclusivo dentro de sala de aula,também apresentamos a desconstrução do capacitismo estrutural e a afetividade como ferramenta para inclusão e desenvolvimento da criança com TEA. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FMS16062023.pdf | 457,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons