Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27211
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Karina de Moura-
dc.date.accessioned2023-06-23T14:28:30Z-
dc.date.available2023-06-19-
dc.date.available2023-06-23T14:28:30Z-
dc.date.issued2023-06-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27211-
dc.description.abstractThis course completion work aimed to analyze the teachers' understanding of affectivity in early childhood education. To support the research in relation to affectivity, we carried out a bibliographical study using the authors, Souza and Soares (2019), Hillal (1985), Leite and Tagliaferro (2005), Wallon (2007), among others cited in the theoretical foundation of this work. A descriptive and qualitative study was carried out, based on field research carried out in rural schools located in the rural area of the municipality of Pombal-PB. As an instrument for data collection, a questionnaire was used that addressed questions about affectivity in early childhood education, and which was answered by teachers from rural schools in the municipal network. Based on the data collected, the result reinforces the importance of affective relationships in the educational field and become the guiding principle for achieving the integral development of children, emphasizing that the study of affectivity goes beyond the teaching-learning process, as all emotions and feelings are relevant for pedagogical practices to be successful in the educational environment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-06-23T14:28:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KMA19062023.pdf: 920351 bytes, checksum: a040aef7829f5610ba7964195399f596 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-23T14:28:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KMA19062023.pdf: 920351 bytes, checksum: a040aef7829f5610ba7964195399f596 (MD5) Previous issue date: 2023-06-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectRelação professor/criançapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleA afetividade na educação infantil e sua influência na aprendizagem das criançaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luisa Nogueira de-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar a compreensão das professoras sobre a afetividade na educação infantil. Para fundamentar a pesquisa em relação à afetividade, fizemos um estudo bibliográfico utilizando os autores, Souza e Soares (2019), Hillal (1985), Leite e Tagliaferro (2005), Wallon (2007), entre outros citados na fundamentação teórica deste trabalho. Foi realizado um estudo descritivo e de caráter qualitativo, a partir de uma pesquisa de campo realizada em escolas do campo localizadas na zona rural do município de Pombal-PB. Como instrumento para a coleta de dados, foi utilizado um questionário que abordou questões sobre a afetividade na educação infantil, e que foi respondido por professoras de escolas do campo da rede municipal. Com base nos dados coletados, o resultado reforça a importância das relações afetivas no âmbito educacional e se tornam o fio condutor para se alcançar o desenvolvimento integral das crianças, ressaltando que o estudo sobre afetividade vai além do processo de ensinoaprendizagem, pois todas as emoções e sentimentos são relevantes para que as práticas pedagógicas possam ser bem-sucedidas no ambiente educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KMA19062023.pdf898,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons