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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27214
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Clécia Rodrigues da Silva-
dc.date.accessioned2023-06-26T10:37:25Z-
dc.date.available2023-06-20-
dc.date.available2023-06-26T10:37:25Z-
dc.date.issued2023-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27214-
dc.description.abstractThis work presents important data about the process of social and educational inclusion in the education center of the Federal University of Paraíba, Campus I, and its main objective is to identify the main challenges faced by students with visual impairments during their training in the full degree course. In pedagogy at ufpb, and the importance of the student supporter in guiding these students during the process. To carry out this study, a qualitative research was carried out, using bibliographic analysis and an interview with a questionnaire as a data collection method, which brought subjective and objective questions, so that through the results raised, the challenges faced by students with disabilities could be revealed. Center and the importance of educational support. Six students of the Pedagogy course, with total visual impairment and low vision, were interviewed. Through the analysis of the collected data, as results obtained, we identified that the biggest challenges faced by the students are directly linked to the little accessibility for a more autonomous learning and the little inclusion in the educational space. The student supporter emerges in this process as an important mediator in pedagogical and social issues. It clarifies the importance of thinking more focused on inclusion, on the part of all those involved in this environment and a high need for increments to promote accessibility in the education center, as well as a more sensitive look at pedagogical practices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-06-26T10:37:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CRSR20062023.pdf: 1522625 bytes, checksum: 613e3ad21664f20eda00b9d8eeda5c0a (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleOs desafios dos estudantes com deficiência visual no curso de Pedagogia da UFPB e a importância do aluno apoiador em seu processo de formaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Furtado, Quézia Vila Flor-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta dados importantes sobre o processo de inclusão social e educacional no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, e tem como objetivo geral identificar os principais desafios enfrentados pelos estudantes com deficiência visual, durante a formação no curso de Licenciatura plena em Pedagogia da UFPB, e a importância do Aluno Apoiador na condução destes estudantes durante o processo. Para realização deste estudo foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativa, utilizando como método de coleta dos dados a análise bibliográfica e uma entrevista com questionário, que trouxe questões subjetivas e objetivas, para que através dos resultados levantados fossem compreendidos os desafios enfrentados pelos estudantes com deficiência visual no Centro e, a relevância do apoio educacional. Foram entrevistados 6 estudantes do curso de Pedagogia, com deficiência visual total e baixa visão. Por meio da análise dos dados coletados, como resultados obtidos identificamos que os maiores desafios enfrentados pelos estudantes estão diretamente ligados à pouca acessibilidade para uma aprendizagem mais autônoma e a pouca inclusão no espaço educacional. O Aluno Apoiador surge neste processo como um importante mediador nas questões pedagógicas e sociais. Elucida-se a importância de um pensamento mais voltado para a inclusão, por parte de todos os envolvidos neste ambiente e uma alta necessidade de incrementos para a promoção da acessibilidade no Centro de Educação, bem como, um olhar mais sensível para as práticas pedagógicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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