Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2722
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Joelma Maria da-
dc.date.accessioned2017-11-03T13:25:09Z-
dc.date.available2013-09-28-
dc.date.available2017-11-03T13:25:09Z-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2722-
dc.description.abstractThis monograph aims to discuss the importance of care and education in early childhood education and pedagogical action that contribute to interconnect both in the construction of autonomy and knowledge of small. Given this, we discuss and understand learning as a primary factor in the educational process as well as its importance in relation to the act of caring for and educating, proposing a routine involving the development Children. The study was supported by the theoretical assumptions of authors whose line of thought relates in particular to the education and child care act and educate for the full development of the child in everyday Institutions Early Childhood Education, the focus of this study. The results show that education Infant despite great advances achieved through legal and social movements that demanded quality education for small as an integral part of basic education ensuring the child's right to be historical partner, can not be detached from planning a routine that highlights the actions of caring for and educating day-to-day life as a possibility for exploration and discovery of the universe child.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-03T13:25:09Z No. of bitstreams: 1 JMS28092013.pdf: 343431 bytes, checksum: 5cb085fa47a6002ecb16b6f675e4371a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-03T13:25:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JMS28092013.pdf: 343431 bytes, checksum: 5cb085fa47a6002ecb16b6f675e4371a (MD5) Previous issue date: 2013-08-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleReflexões sobre o cuidar e o educar na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Rosemary Evaristo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0463389666793927pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia tem como objetivo discorrer a importância do cuidar e o educar na Educação Infantil e as ações pedagógicas que contribuam para interligarem ambos na construção da autonomia e do conhecimento das crianças. Diante disto, iremos abordar e compreender aprendizagem como um fator primordial no processo educativo, bem como a sua importância no que diz respeito ao ato de cuidar e educar, propondo uma rotina que contemple o desenvolvimento infantil. O estudo teve como suporte os pressupostos teóricos de autores cuja linha de pensamento se relaciona, em especial, com a educação infantil e o ato de cuidar e educar para o desenvolvimento pleno da criança no cotidiano dessas instituições, foco deste estudo. Os resultados evidenciam que a educação Infantil, apesar dos grandes avanços conquistados através de marcos legais e movimentos sociais, que reivindicaram uma educação de qualidade para as crianças como parte integrante da educação básica, garantindo o direito da criança como ser sócio histórico, não pode ser desvinculado do planejamento de uma rotina que ressalte as ações de cuidar e educar no dia-a-dia da criança, no processo de ensino-aprendizagem em creches e pré-escolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMS28092013.pdf335,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.