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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2724
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Jane Cleide Cardozo dos-
dc.date.accessioned2017-11-03T14:05:42Z-
dc.date.available2013-09-26-
dc.date.available2017-11-03T14:05:42Z-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2724-
dc.description.abstractThe Musical Language that is standing out in the various aspects of child development, emerging sensitivity and awakening different skills, from orality, the ability to interact, their perceived social and, above all, its easy to understand the topics covered assimilating them so mild and serene through musicalizacion and melodies, conveying a warm relationship. However, the influence of music in the nursery goes beyond the simple act of calming or distracting babies, but their desires and urges looks on the things that surround them, and thus contributing to the improvement of sensitivity, benefiting several skills that children can develop . Thus, knowing the importance of musical language for the acquisition and improvement of child development. Woke up the interest in enjoying with a new look, a curious perception of the relations addressed by musicalizacion. Therefore, we conducted a survey based on a qualitative approach, embodied in the Municipal Nursery Galba Farias Pimentel, Campina Grande, the Nursery class I and II, where we see the great interest that babies have for music, noises and sounds. Observations were made at school by checking your daily routine, from everyday situations experienced in the institution, with the holding of informal conversations between teachers, students, parents and school administration in order to identify how the activities are directed routine nursery. However, we note the use of different languages ​​in educational activities, including the appropriation of musical language as guiding the actions experienced in school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-03T14:05:42Z No. of bitstreams: 1 JCCS26092013.pdf: 3551509 bytes, checksum: 5dcfe8e6efcf785482424ee65c0ba1a4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-03T14:05:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JCCS26092013.pdf: 3551509 bytes, checksum: 5dcfe8e6efcf785482424ee65c0ba1a4 (MD5) Previous issue date: 2013-08-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLinguagem musicalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectBerçário - linguagem musicalpt_BR
dc.titleA linguagem musical na rotina do berçário: analisando vivências numa creche do município de Campina Grande- PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Kiara Tatianny Santos da-
dc.description.resumoA Linguagem Musical que vem sobressaindo-se nos diversos aspectos do desenvolvimento infantil, aflorando a sensibilidade e despertando diferentes habilidades, desde a oralidade, a capacidade de interação, sua percepção social e, sobretudo, sua facilidade em compreender os temas abordados assimilando-os de maneira leve e serena, através da musicalização e suas melodias, transmitindo uma relação de afetividade. Contudo, a influência da música no berçário ultrapassa o simples ato de acalmar ou distrair bebês, mas, incita seus anseios e olhares diante das coisas que os cercam, e assim, contribuindo para o aperfeiçoamento da sensibilidade, beneficiando diversas aptidões que a criança possa desenvolver. Assim, sabendo da grande importância da linguagem musical para aquisição e aprimoramento do desenvolvimento da criança. Despertou-se o interesse em apreciar com um novo olhar, uma curiosa percepção acerca das relações abordadas através da musicalização. Por isso, realizamos uma pesquisa fundamentada em uma abordagem qualitativa, concretizada na Creche Municipal Galba Farias Pimentel, município de Campina Grande, turma do Berçário I e II, onde percebemos o grande interesse que os bebês têm por músicas, barulhos e sons. Foram realizadas observações no ambiente escolar, verificando sua rotina diária, a partir de situações vivenciadas no cotidiano da instituição, com a realização de conversas informais entre professores, alunos, pais e administração escolar com o propósito de identificar como são direcionadas as atividades de rotina do berçário. No entanto, constatamos a utilização de diferentes linguagens nas atividades pedagógicas, entre as quais, a apropriação da linguagem musical como norteadora das ações vivenciadas no espaço escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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