Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeixeira, Maria Sara de Barros-
dc.date.accessioned2023-06-27T14:43:03Z-
dc.date.available2023-06-20-
dc.date.available2023-06-27T14:43:03Z-
dc.date.issued2023-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27250-
dc.description.abstractThis study had the main objective to reflect on the performance of the Pedagogue in the non- school environment, specifically, in Social Assistance. In this way, we seek to analyze how the discussion about this performance is presented along the training course of the Pedagogy course graduates at the Federal University of Paraíba (UFPB). This is a research with a qualitative approach, with a bibliographical nature. For this discussion, we used researchers such as: Libânio (2001), Severo (2015; 2017), Casteleiro (2008), Pimenta (2015), Mascarenhas and Franco (2017) and many other authors who help us to understand Pedagogy in the Non- Brazilian environment. Education and the performance of the Pedagogue as a social educator. The data analyzed in this study came from our formative path, considering not only the curricular components studied (analysis of the syllabi of the UFPB Pedagogy course), but also the experience lived in extension projects. This study is important for us to understand Pedagogy as a science that studies education in different social spaces. It was verified that the academy has not discussed the theme, focusing on teaching in the school environment. The analysis of the curricular components and the experiences experienced throughout the course allows us to verify a reduced discussion in the initial teacher training about the Pedagogue as a Social Educator.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-06-27T14:43:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSBT20062023.pdf: 602607 bytes, checksum: 1f0be24d3839274e8bff3c486e090e79 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-27T14:43:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSBT20062023.pdf: 602607 bytes, checksum: 1f0be24d3839274e8bff3c486e090e79 (MD5) Previous issue date: 2023-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducação não-escolarpt_BR
dc.subjectAssistência socialpt_BR
dc.titleSaberes pedagógicos em diálogo: o (a) pedagogo (a) como educador (a) socialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Thais Oliveira de-
dc.description.resumoEste estudo teve o objetivo principal refletir sobre a atuação do (a) Pedagogo (a) no ambiente não-escolar, especificamente, na Assistência Social. Dessa forma, buscamos analisar como se apresenta a discussão a respeito dessa atuação ao longo do percurso formativo dos (as) licenciandos (as) do curso de Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico. Utilizamos para essa discussão pesquisadores como: Libânio (2001), Severo (2015; 2017), Casteleiro (2008), Pimenta (2015), Mascarenhas e Franco (2017) e tantos outros autores que nos ajudam a compreender a Pedagogia no ambiente Não-Escolar e a atuação do (a) Pedagogo (a) como educador social. Os dados analisados neste estudo foram oriundos do nosso percurso formativo, considerando não só os componentes curriculares cursados (análise das Ementas do curso de Pedagogia da UFPB), mas também a experiência vivenciada em projetos de extensão. Este estudo é importante para entendermos a Pedagogia como ciência que estuda a educação nos diferentes espaços sociais. Foi verificado que a academia pouco tem discutido a temática, focando no exercício da docência em ambiente escolar. A análise dos componentes curriculares e as vivências experienciadas ao longo do curso nos permite constatar uma reduzida discussão na formação docente inicial acerca do Pedagogo como Educador Social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSBT20062023.pdf588,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons