Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27255Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Oliveira, Andressa Soares de | - |
| dc.date.accessioned | 2023-06-27T16:41:43Z | - |
| dc.date.available | 2023-06-20 | - |
| dc.date.available | 2023-06-27T16:41:43Z | - |
| dc.date.issued | 2023-06-13 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27255 | - |
| dc.description.abstract | The present study has as its main object the ludicity that is present in a reference room of early childhood education, given that the child, when starting his first years of life, tends to develop, in his social environment, cognitive and motor skills through pranks and games. The main objective of this study is to promote a discussion about the use of playfulness by a kindergarten teacher. The following specific objectives are sought: To discuss the conception of the kindergarten teacher about playfulness, a) To know the activities used by the teacher in the mediation of learning and b) To report the challenges in the existence of playfulness in a routine of kindergarten. The problem of this work consists in answering the following question: How is ludicity presented in the routine of a kindergarten reference room? With regard to the justification of the study, the interest in discussing the presence of playfulness in Early Childhood Education arose from the experience as a classroom assistant in Early Childhood Education and a teacher in the Early Years, in addition to participating as a scholarship student in projects of extension, where I was able to learn much more about the use of playfulness and its importance in the school context. As a methodology, it is a case study, with a descriptive nature and a qualitative approach. As data collection, there were observations of the teacher's daily life, as well as a questionnaire applied with the teacher. Then, the collected data were analyzed and resulted in the conclusion of the study. The work showed that there is a growing trend regarding the implementation of playfulness in early childhood education, and that the results with its practice have proven to be fruitful in terms of better development of children. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-06-27T16:41:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASO20062023.pdf: 1285596 bytes, checksum: be11b92df33f8112a2fa3c6a2b80caa5 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-27T16:41:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASO20062023.pdf: 1285596 bytes, checksum: be11b92df33f8112a2fa3c6a2b80caa5 (MD5) Previous issue date: 2023-06-13 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
| dc.title | A presença da ludicidade em uma sala de referência da educação infantil | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Sousa, Nádia Jane de | - |
| dc.description.resumo | O presente estudo tem como objeto principal a ludicidade que se faz presente em uma sala de referência da educação infantil, haja vista que a criança ao iniciar seus primeiros anos de vida tende a desenvolver, em seu meio social, habilidades cognitivas e motoras por meio de brincadeiras e jogos. Este estudo tem como objetivo principal promover uma discussão acerca do uso da ludicidade por uma professora da Educação Infantil. Como objetivos específicos busca-se: Discutir a concepção da professora da educação infantil acerca da ludicidade, a) Conhecer as atividades utilizadas pela professora na mediação da aprendizagem e b) Relatar quais os desafios na existência da ludicidade em uma rotina da educação infantil. A problemática desse trabalho consiste em responder ao seguinte questionamento: Como a ludicidade se apresenta na rotina de uma sala de referência da Educação Infantil? Já no que se refere a justificativa do estudo, o interesse em discutir a presença da ludicidade na Educação Infantil surgiu a partir da experiência como auxiliar de sala de aula da Educação Infantil e professora dos Anos Iniciais, além da participação como aluna bolsista em projetos de extensão, onde pude aprender muito mais sobre o uso da ludicidade e sua importância no contexto escolar. Como metodologia trata-se de um estudo de caso, de cunho descritivo e abordagem qualitativa. Como levantamento de dados ocorreram observações do cotidiano da professora, bem como aplicado um questionário com a docente. Em seguida, os dados coletados foram analisados e resultaram na conclusão do estudo. O trabalho mostrou que há uma crescente no que tange a implementação da ludicidade na educação infantil, e que os resultados com sua prática têm se mostrado proveitoso enquanto o melhor desenvolvimento das crianças. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ASO20062023.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
