Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27257
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAgra, Constance Gualberto-
dc.date.accessioned2023-06-27T18:51:34Z-
dc.date.available2023-06-20-
dc.date.available2023-06-27T18:51:34Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27257-
dc.description.abstractThe interest in the theme of this paper was born from the author's concerns about the lack of preparation and knowledge of school professionals on the subject of Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD and its specific needs. Thus, the objective was to analyze the role of the pedagogue in the necessary adaptations for students with ADHD. To this end, a bibliographic research was chosen to generate an approximation and updating with the theme, from which the following chapters were built, and then we brought an experience report with five (5) students with ADHD, accompanied by a pedagogical mediator, pointing out different aspects of their school trajectories. The results showed that, although the analyzed students have the same diagnosis or diagnostic suspicion, each student is unique and, therefore, should be understood based on their real needs. In this context, we highlight the importance of the pedagogue's view as essential to propose adaptations that facilitate or promote school inclusion for students with ADHD.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-06-27T18:51:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CGA20062023.pdf: 1907013 bytes, checksum: d560f33e5ed9fffdb59665dd4e9f1fc9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-27T18:51:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CGA20062023.pdf: 1907013 bytes, checksum: d560f33e5ed9fffdb59665dd4e9f1fc9 (MD5) Previous issue date: 2023-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividadept_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.titleA inclusão de estudantes com TDAH: um relato de experiência de uma mediadora pedagógicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santiago, Sandra Alves da Silva-
dc.description.resumoO interesse pelo tema do presente trabalho nasceu a partir das inquietações da autora no que diz respeito a falta de preparo e conhecimento dos profissionais das escolas quanto ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH e suas necessidades específicas. Desse modo, o objetivo foi o de analisar o papel do pedagogo nas adaptações necessárias junto ao estudante com TDAH. Para tanto, optou-se por uma pesquisa bibliográfica para gerar uma aproximação e atualização com a temática, a partir de onde foram construídos os capítulos seguintes, e posteriormente trouxemos um relato de experiência junto a cinco (5) estudantes com TDAH, acompanhados por uma mediadora pedagógica, pontuando diferentes aspectos de suas trajetórias escolares. Os resultados demonstraram que, embora, os estudantes analisados tenham o mesmo diagnóstico ou suspeita diagnóstica, cada estudante é único e, por isso, devam ser compreendidos a partir de suas reais necessidades. E, nesse contexto, destacamos a importância do olhar do/a pedagogo/a como essencial para propor adaptações que facilitem ou promovam a inclusão escolar para estudantes com TDAH.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CGA20062023.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons