Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27265
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Roberta Tavares da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-28T12:41:55Z | - |
dc.date.available | 2023-06-20 | - |
dc.date.available | 2023-06-28T12:41:55Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27265 | - |
dc.description.abstract | Considering that mathematics is present in our daily lives, linked to different areas of knowledge, this work has the theme of Mathematical Experiences in Early Childhood Education, as it is the first stage of basic education, being fundamental for the development of children. The general objective was to analyze the mathematical activities proposed to kindergarten children involving resolution of numerical problem-situations. As specific objectives, we seek to understand the strategies used by children in solving problems; observe the existing difficulties in these resolutions, as well as verify the different levels of reasoning. Of a qualitative nature, the field research promoted activities in the group of Infantil V (5 years old), using instruments of observation and experience of a didactic sequence involving the theme of healthy eating. From the data collected, it was possible to describe the routine of a kindergarten class and the results arising from the application of mathematical activities, highlighting the strategies and records used by children in problem situations involving counting, comparing quantities, buying situations, as well as the pedagogical contribution of a sequence of contextualized activities. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-06-28T12:41:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RTS20062023.pdf: 4048370 bytes, checksum: 7a986ebc4d5a7da744140b483458e8f6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-28T12:41:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RTS20062023.pdf: 4048370 bytes, checksum: 7a986ebc4d5a7da744140b483458e8f6 (MD5) Previous issue date: 2023-06-13 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | * |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino - matemática | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.title | Experiências matemáticas com crianças na educação infantil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Azerêdo, Maria Alves de | - |
dc.description.resumo | Considerando que a matemática está presente em nosso cotidiano, articulada às diferentes áreas do conhecimento, este trabalho tem a temática de Experiências Matemáticas na Educação Infantil por se tratar da primeira etapa da educação básica, sendo fundamental para o desenvolvimento das crianças. O objetivo geral foi analisar as atividades matemáticas propostas às crianças da Educação Infantil envolvendo resolução de situações-problemas numéricos. Como objetivos específicos, buscamos compreender as estratégias utilizadas pelas crianças na resolução de problemas; observar as dificuldades existentes nestas resoluções, como também, verificar os diferentes níveis de raciocínio. De caráter qualitativo, a pesquisa de campo promoveu atividades na turma do Infantil V (5 anos), utilizando instrumentos de observação e vivência de uma sequência didática envolvendo a temática da alimentação saudável. A partir dos dados coletados, foi possível descrever a rotina de uma turma de educação infantil e os resultados advindos da aplicação de atividades matemáticas, destacando as estratégias e registros utilizados pelas crianças em situações-problema envolvendo contagem, comparação de quantidades, situações de compra, como também a contribuição pedagógica de uma sequência de atividades contextualizada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RTS20062023.pdf | 3,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons