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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27274
Tipo: TCC
Título: Potencialidades educativas do Parque Zoobotânico Arruda Câmara para o ensino de ciências em visita guiada: um roteiro para atender estudantes do sétimo ano do ensino fundamental
Autor(es): Souza, Raquel de
Primeiro Orientador: Feitosa, Antônia Arisdélia Fonseca Matias
Resumo: Os processos educativos vêm sofrendo diversas transformações ao longo de décadas, assumindo aspectos importantes para contribuir com uma educação de qualidade, essencial para formação de cidadãos reflexivos e críticos. Nesse sentido, os diferentes espaços educativos (sejam formais, não formais ou informais) têm potencial sentido na produção de conhecimentos e na formação de sujeitos com responsabilidade social. Para o ensino de Ciências, o alinhamento entre os conteúdos e os saberes mobilizados nos espaços não formais é fundamental para a produção de conhecimentos pautada na Alfabetização Científica. Os zoológicos representam, neste contexto, um espaço de grandes potencialidades para o ensino de Ciências que consegue ir além do conteúdo disciplinar - o que justifica a escolha do local para executar esta proposta - o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, em João Pessoa, Paraíba. O objetivo foi compreender o potencial educativo do local para ensinar Ciências para estudantes do sétimo ano dos anos finais do fundamental da educação básica a partir de visitas guiadas no interior do Parque. O estudo tem caráter qualitativo e a estratégia metodológica foi a pesquisa etnográfica. Os dados foram obtidos por meio de observação participante, entrevistas e pesquisas documentais. O público-alvo envolveu funcionários e estagiários do Parque, além dos estudantes do sétimo ano do ensino fundamental, aos quais foi destinado o produto pedagógico decorrente do estudo, um “roteiro de visita guiada”. As atividades envolveram estudos, investigação sobre os potenciais educativos do Parque na área de Ciências; sobre as demandas teóricas para o ensino fundamental e elaboração de roteiros para visitas guiadas. Os principais resultados foram: carência de planejamento da inserção da flora nos conteúdos abordados e a dificuldade de concentração da turma durante a visita, a qual foi aliada a falta de apoio dos professores. O estudo ampliou as estratégias educativas adotadas no Parque para atendimento aos estudantes das escolas do ensino fundamental, baseado em metodologias ativas e na aprendizagem significativa, trazendo o que a EA crítica busca na construção de sujeitos ecológicos a partir das potencialidades do local.
Abstract: The educational processes have undergone several transformations over the decades, assuming important aspects for the formation of reflective and critical citizens. Thus, the different educational spaces (formal, non-formal or informal) have potential meaning in the production of knowledge and in the formation of subjects with social responsibility. For the teaching of Sciences, the alignment between the contents and the knowledge mobilized in the non-formal spaces is fundamental for the production of knowledge based on Scientific Literacy. Zoos represent, in this context, a space of great potential for the teaching of Sciences that manages to go beyond the disciplinary content - which justifies the choice of location to execute this proposal - The Zoo and botanical Park Arruda Câmara in João Pessoa, Paraíba. The objective was to understand the educational potential of the place to teach Science for students of the seventh grade class of middle school from guided tours inside the Park. The study has a qualitative character and the methodological strategy was ethnographic research. Data were obtained through participant observation, interviews and documentary research. The target audience involved employees and interns of the Park, in addition to seventh grade students, to whom was intended the pedagogical product resulting from the study, a "guided tour itinerary". The activities involved studies, research on the educational potential of the Park in the area of Sciences; on the theoretical demands for middle school and elaboration of itineraries for guided tours. The main results were the lack of planning, the insertion of the flora in the discussed contents, active participation of students and the difficulty of concentration of the class during the visit, which was allied to the lack of support from the teachers. The study expanded the educational strategies adopted in the Park to serve students of middle schools, based on active methodologies and meaningful learning, bringing what the critical environmental education seeks in the construction of ecological subjects from the potential of the place.
Palavras-chave: Educação não formal
Produção de conhecimento
Zoológicos - Visita guiada
Biologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27274
Data do documento: 13-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

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