Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27277
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, José Augusto Lourenço Bezerra-
dc.date.accessioned2023-06-28T18:18:39Z-
dc.date.available2023-06-28-
dc.date.available2023-06-28T18:18:39Z-
dc.date.issued2023-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27277-
dc.description.abstractThe present work had as object of study research on the logarithmic and exponential functions, with regard to their origins, as well as the way in which they are approached in high school. In this research, the National Curricular Parameters (PCN), the Guidelines and Orientations in the Official Documents were used: Law of Guidelines and Bases of Education (LDB) and National Common Curricular Base (BNCC), in addition to some textbooks where it was possible to analyze how the Logarithmic and exponential functions are addressed in high school, according to the authors Paiva (2009), Dante (2006) and Giovanni & Bonjorno (2005). In fact, among the teaching texts that we used in this research, the following items were analyzed: how each one presents the theme of logarithmic and exponential functions; whether this topic is clearly presented to students; if the theme is presented in a contextualized way; whether the examples presented by the authors motivate students to seek more information and deepen their knowledge of these functions. In addition, we also research in mathematics exams and competitions such as the National High School Examination (ENEM) and the Brazilian Public School Mathematics Olympics (OBMEP), questions where the logarithmic function and the exponential function are charged. Where we observe the importance of having mastery of knowledge, correlated to the concept of logarithms and exponential, as well as the importance of knowing how to apply this knowledge, determined by problem situations.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2023-06-28T18:18:39Z No. of bitstreams: 1 JALBS28062023.pdf: 1730215 bytes, checksum: 4864106a2a2aa35cbb63f66dd3d8bcb5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-28T18:18:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JALBS28062023.pdf: 1730215 bytes, checksum: 4864106a2a2aa35cbb63f66dd3d8bcb5 (MD5) Previous issue date: 2023-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFunção exponencialpt_BR
dc.subjectFunção logarítmicapt_BR
dc.subjectEnsino Médio - Documentos oficiaispt_BR
dc.titleLogaritmo e exponencial: uma breve abordagem histórica e suas aplicações no ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Arancibia, Jacqueline Fabiola Rojas-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objeto de estudo pesquisar sobre as funções logarítmicas e exponenciais, no que se refere a suas origens, como também a forma em que elas são abordadas no ensino médio. Nessa pesquisa foram utilizados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Diretrizes e Orientações nos Documentos Oficiais: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de alguns livros didáticos onde foi possível analisar como as funções logarítmicas e exponenciais são abordadas no ensino médio, segundo os autores Paiva (2009), Dante (2006) e Giovanni & Bonjorno (2005). De fato, dentre os textos de ensino que utilizamos nessa pesquisa foram analisados os seguintes itens: como cada um apresenta o tema das funções logarítmicas e exponenciais; se esse tópico é apresentado aos alunos com clareza; se o tema é apresentado de forma contextualizada; se os exemplos apresentados pelos autores motivam os alunos a buscar mais informações e aprofundar o conhecimento dessas funções. Além disso, também pesquisamos em exames e competições de matemática tais como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), questões onde a função logarítmica e a função exponencial são cobradas. Onde observamos a importância de ter domínio do conhecimento, correlacionado ao conceito de logaritmos e exponencial, como também a importância de saber aplicar esses conhecimentos, determinado por situações-problemas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JALBS28062023.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.