Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27280| Tipo: | TCC |
| Título: | Números racionais: em especial as frações |
| Autor(es): | Silva, Martha de Fátima Bandeira Alves |
| Primeiro Orientador: | Dantas, Edison Thadeu Bichara |
| Resumo: | O presente estudo teve como objetivo compreender o ensino dos numeros racionais em especial as frações e seus conceitos. O trabalho é baseado em uma prática pedagógica realizada com um grupo de vinte e cinco alunos 9°ano do ensino fundamental anos finais, de uma escola da rede particular de ensino no município de João Pessoa. O trabalho teve também por objetivo apresentar o ensino das frações e números racionais com o apoio de variados recursos pedagógicos em prol do aprendizado dos alunos de uma forma motivadora e lúdica. Foram utilizados recursos didáticos como livros paradidáticos, construção de jogos pelos alunos, culinária coletiva, (fazendo um bolo). Foram observadas frações nas medidas dos ingredientes e jogos no computador, utilizando as TIC’s como aliada. Essas ações tornam as aulas mais interessantes e os alunos ficam mais ativos e participantes, o que colabora positivamente para a abstração do conceito considerando também a mediação docente. Para a realização da prática foi produzida uma sondagem com esse grupo de alunos que responderam dez questões relacionadas ao estudo dos números racionais na forma fracionária, as respostas dessa sondagem (estão anexada ao trabalho) deram origem às hipóteses e pressupostos que embasaram toda a prática de ensino. Durante a elaboração e realização da prática docente, foram realizadas atividades variadas das usuais, buscando uma abordagem diferenciada desse conjunto numérico. Além da diversificação, a contextualização e reflexão foram fatores determinantes para o êxito alcançado ao fim da prática. O conteúdo foi formalizado através de outras atividades propostas como recursos didáticos: para orientar os alunos, utilizamos tampas de garrafas para demonstrar o conceito de Frações, na sequência construímos gráficos com as atividades realizadas com os alunos no seu dia-a-dia nas últimas 48 horas. A conclusão desse trabalho foi muito interessante, visto que os alunos vivenciaram um ensino totalmente diferente do tradicional, quadro, giz, livro didático. |
| Abstract: | The present study aimed to detect and describe the difficulties in the teaching-learning process of the set of rational numbers in fractional form. The work is based on a pedagogical practice carried out with a group of twenty-five students in the 9th grade of elementary school in the final years, from a private school in the city of João Pessoa. The work also aimed to present the teaching of fractions and rational numbers with the support of various pedagogical resources in favor of student learning in a motivating and playful way. Didactic resources such as paradidactic books, construction of games by students, collective cooking were used. Fractions were observed in the measurements of ingredients and games on the computer, using ICTs as an ally. These actions make the classes more interesting and the students become more active and participatory, which contributes positively to the abstraction of the concept, also considering the teacher's mediation. In order to carry out the practice, a survey was produced with this group of students who answered ten questions related to the study of rational numbers in fractional form. teaching. During the elaboration and implementation of the teaching practice, varied activities were carried out from the usual ones, seeking a differentiated approach to this numerical set. In addition to diversification, contextualization and reflection were determining factors for the success achieved at the end of the practice. The content was formalized through other proposed activities and teaching resources, to guide the students, I used bottle caps to demonstrate the concept of Fractions, in the sequence we built graphs with the activities carried out with the students in their day-to-day in the last 48 hours. The conclusion of this work was very interesting, since the students experienced a teaching totally different from the traditional one, blackboard, chalk, textbook. |
| Palavras-chave: | Números racionais Frações Matemática |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Matemática |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27280 |
| Data do documento: | 14-Jun-2023 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MFBAS28062023 .pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
