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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27284
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCoêlho, Hellen Rosy Bernardo Cândido-
dc.date.accessioned2023-06-29T11:01:53Z-
dc.date.available2023-06-20-
dc.date.available2023-06-29T11:01:53Z-
dc.date.issued2023-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27284-
dc.description.abstractThe present work brings as a thematic focus the remaining community of Quilombo Paratibe, located in greater João Pessoa, as a historical cultural heritage. With the aim of contributing to the promotion of an education that transforms, we seek to present a proposal for heritage and anti- racist education aimed at 5th grade classrooms, through a proposal for a didactic sequence. Concepts such as heritage and memory are presented as fundamental for the theoretical construction. In addition to the debate around Law 10.639/03, which helps to think about the interlocutions of the teaching-learning process and ethnic-racial relations, with a view to an anti- racist education. We learned, therefore, by treating the history of Africa and Afro-Brazilians as a transversal direction and that, in the case of Early Childhood Education, the universe of playfulness must be taken into account for the construction of knowledge. bibliographic review and hope to contribute to a more democratic and equitable education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-06-29T11:01:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HRBCC20062023.pdf: 951731 bytes, checksum: a452cdc43159b5af4c219b817bdff342 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-29T11:01:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HRBCC20062023.pdf: 951731 bytes, checksum: a452cdc43159b5af4c219b817bdff342 (MD5) Previous issue date: 2023-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuilombo Paratibept_BR
dc.subjectPatrimônio histórico culturalpt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.titlePor uma educação patrimonial e antirracista: Quilombo Paratibe-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Itacyara Viana-
dc.description.resumoO presente trabalho traz como recorte temático a comunidade remanescente do Quilombo Paratibe, localizada na grande João Pessoa, enquanto patrimônio histórico cultural. Com o objetivo de contribuir para a promoção de uma educação que transforma, buscamos, apresentar uma proposta de educação patrimonial e antirracista voltada para salas de aula de 5º ano, por meio de uma proposta de sequência didática. Conceitos como Patrimônio e memória se apresentam como fundamentais para a construção teórica. Ademais do debate em torno da Lei 10.639/03, que auxilia a pensar as interlocuções do processo de ensino aprendizagem e as relações étnico raciais, com vista a uma educação antirracista. Aprendemos, assim, ao tratar a história da África e dos afro-brasileiros como uma direção transversal e que, em se tratando da fase do Ensino Fundamental, deve ser levado em conta o universo da ludicidade para construção do conhecimento.O trabalho apresenta uma metodologia de revisão bibliográfica e espera contribuir para uma educação mais democrática e equânime.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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