Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27290
Tipo: | TCC |
Título: | Análise do livro didático de Educação Física Escolar do município de João Pessoa: limites e possibilidades |
Autor(es): | Cabral, Gabryella Sacha Pereira |
Primeiro Orientador: | Aveiro, Jorge Fernando Hermida |
Resumo: | O livro didático tornou-se de grande importância para o trabalho pedagógico do professor em sala de aula. Desse modo, adquirir este material para escola deve ser refletida para que o professor e o aluno possam dispor do livro didático com eficiência. Tendo em vista o déficit na produção de livros didáticos para a disciplina Educação Física no Brasil e principalmente na Paraíba, professores da rede municipal de João Pessoa, juntamente com professores da Universidade Federal da Paraíba – os quais ofertavam formação continuada – produziram um livro didático de educação física escolar para o ensino fundamental, trazendo proposições de como tratar o conhecimento histórico acumulado, aspectos e conceitos, nas aulas de educação física. Entretanto, apesar da elaboração desse livro, a prefeitura não veio a utilizar, fazendo o livro ser esquecido. Sendo assim, tem como objetivo geral analisar como foi o processo de construção do livro didático de Educação Física Escolar da Prefeitura Municipal de João Pessoa e quais motivos levaram o texto a não ser aplicado oficialmente no processo de ensino-aprendizagem nas escolas da rede pública na cidade de João Pessoa/PB. Este estudo, está composto pela introdução, pelo marco teórico, subdividido em cinco tópicos, também está inserido a metodologia da pesquisa, com uma breve caracterização dos instrumentos e análise das informações, discussão dos dados e por fim as considerações finais e referências bibliográficas que foram utilizadas para aprofundar este tema. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, usando o método de pesquisa documental e também bibliográfica e um questionário de entrevista semiestruturado como instrumento de pesquisa. Constatouse que o principal motivo da não inserção do livro foi política, por desatenção dos órgãos públicos responsáveis por sua inclusão. |
Abstract: | The textbook has become of great importance for the pedagogical work of the teacher in the classroom. Thus, acquiring this material for school must be reflected so that the teacher and the student can make use of the textbook efficiently. Considering the deficit in the production of textbooks for Physical Education in Brazil, and especially in Paraíba, teachers from the municipal network of João Pessoa, together with teachers from the Federal University of Paraíba - who offered continuing education - produced a textbook of school physical education for elementary school, bringing propositions on how to deal with accumulated historical knowledge, aspects and concepts in physical education classes. However, despite the elaboration of this book, the City Hall did not use it, and the book was forgotten. Thus, the general objective of this study is to analyze the process of construction of the physical education textbook of the City Hall of João Pessoa and the reasons why the text was not officially applied in the teaching-learning process in public schools in the city of João Pessoa, PB. This study is composed of the introduction, the theoretical framework, subdivided into five topics, the methodology of the research, with a brief characterization of the instruments and analysis of the information, discussion of the data and finally the final considerations and bibliographic references that were used to deepen this theme. The methodology used was of a qualitative nature, using the documental and also bibliographical research method and a semi-structured interview questionnaire as a research instrument. It was found that the main reason for the non-inclusion of the book was political, due to the inattention of the public agencies responsible for its inclusion. |
Palavras-chave: | Educação Física Escolar Livro Didático Processos de ensinoaprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Física |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27290 |
Data do documento: | 6-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GSPC15022022.pdf | 723,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons