Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27294
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros., Lais Vitória Pinto-
dc.date.accessioned2023-06-29T13:56:37Z-
dc.date.available2023-02-16-
dc.date.available2023-06-29T13:56:37Z-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27294-
dc.description.abstractWhen looking at the body with sociocultural attributes, in order to be something that inhabits and is in fact located in the world, corporeality can be seen speaking through it, composing a construction of senses as the subject is treated as the inventor of a way of living and constructs their subjectivities based on their ideas. The purpose of this study is to analyze the self-image and shame of adolescent students in high school physical education classes in the city of João Pessoa/PB. Methodological processes are qualitative research, based on the type of descriptive study, with a cross-sectional temporal section and is based on the content analysis approach, as an analysis technique. The scope of this research will be composed of students from the 1st year to the 3rd year at the Antônia Rangel de Farias School in the city of João Pessoa/PB who attend Physical Education classes. The subjects of this research will be 40 high school students, aged 15 to 18 years, of both sexes. Participants showed that they were negatively affected by their self-image and are ashamed of situations that occur in Physical Education classes. Thus, considering that the discipline of Physical Education offers more moments of exposure, because it works directly with the body, it is the teacher's role to pay attention to possible embarrassing situations, as they may be painful for adolescents.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Emmanuel Clemente (emmanuel.carneiro.clemente@academico.ufpb.br) on 2023-06-29T13:56:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LVPB16022023.pdf: 1395322 bytes, checksum: 0b4ff52970450544d35cf99beb060d91 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-29T13:56:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LVPB16022023.pdf: 1395322 bytes, checksum: 0b4ff52970450544d35cf99beb060d91 (MD5) Previous issue date: 2022-12-09en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutoimagempt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectVergonhapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleAdolescentes como espetáculo: Aspectos da autoimagem e da vergonha nas aulas de educação físicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Caminha, Iraquitan de Oliveira-
dc.description.resumoAo olhar para o corpo com atribuições socioculturais, de forma a ser algo que habita e está de fato situado no mundo, pode-se ver a corporeidade falando através dele, compondo uma construção de sentidos à medida que o sujeito é tratado como inventor de uma forma de viver e constrói a partir das suas ideias suas subjetividades. Analisar a autoimagem e a vergonha dos adolescentes escolares nas aulas de Educação Física do ensino médio da cidade de João Pessoa/PB é o objetivo deste estudo. Tendo como processos metodológicos uma pesquisa de natureza qualitativa, com a tipologia de estudo descritivo, com corte temporal transversal e é fundamentada na abordagem de análise de conteúdo, como técnica de análise. O universo desta pesquisa será composto por escolares discentes do 1º ano ao 3º ano de Escola Antônia Rangel de Farias do município de João Pessoa/PB que frequentam aulas de Educação Física. Os sujeitos desta pesquisa serão 40 discentes do ensino médio, com idade entre 15 à 18 anos, de ambos os sexos. Os participantes demonstraram ser afetados pela autoimagem negativamente e sentem vergonha de situações que ocorrem nas aulas de Educação Física. Dessa maneira, ao pensar que a disciplina de Educação Física oferece mais momentos de exposição, por trabalhar diretamente com o corpo é papel do professor atentar-se para possíveis situações de vergonha, pois podem ser doloroso para os adolescentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LVPB16022023.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons