Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27297
Tipo: TCC
Título: A escola como espaço de formação docente: um relato do estágio supervisionado de geografia
Autor(es): Mendonça, Arielli Lima de
Primeiro Orientador: Assis, Lenilton Francisco
Resumo: No contexto da pandemia de Covid-19, o fechamento das escolas e universidades levou à adoção do ensino remoto emergencial para garantir a continuidade dos processos educativos. Na Paraíba, as universidades federais também migraram para o ensino virtual, até que as medidas de segurança permitissem o retorno gradual às aulas presenciais. Este trabalho relata a experiência do Estágio Supervisionado de Ensino III no Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Paraíba, no primeiro semestre de 2022. O objetivo é compreender o papel essencial da escola na formação acadêmica de professores, destacando a experiência do Estágio Supervisionado como momento de cooperação entre professores experientes da educação básica e futuros professores que mobilizam no estágio conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na universidade e na escola. O Estágio Supervisionado de Ensino III, ocorrido no período de transição do ensino remoto para o retorno ao ensino presencial, foi o último do curso voltado à aproximação dos estudantes com o ambiente escolar, com enfoque nas regências de turmas do Ensino Médio. No entanto, questiona-se a contribuição do Estágio para a formação de professores de Geografia e como melhorar a relação entre universidade e escola nesse contexto. O trabalho também aborda a importância de reconhecer e valorizar a escola como espaço de formação de professores, bem como reflete sobre a atuação da estagiária neste espaço formativo. O relato está estruturado em três partes, incluindo uma breve revisão bibliográfica do tema, o diagnóstico da escola onde ocorreu o estágio e as reflexões sobre o papel da escola e do estágio na formação de professores de Geografia.
Abstract: In the context of the Covid-19 pandemic, the closure of schools and universities led to the adoption of emergency remote teaching to ensure the continuity of educational processes. In Paraíba, federal universities also migrated to virtual teaching, until security measures allowed for a gradual return to face-to-face classes. This work reports the experience of the Supervised Teaching Internship III in the Degree in Geography at the Federal University of Paraíba, in the first half of 2022. The objective is to understand the essential role of the school in the academic training of teachers, highlighting the experience of the Supervised Internship as a moment of cooperation between experienced basic education teachers and future teachers who mobilize theoretical and practical knowledge acquired at the university and school during the internship. The Supervised Teaching Internship III, which took place in the transition period from remote teaching to the return to face-to-face teaching, was the last of the course aimed at bringing students closer to the school environment, with a focus on conducting high school classes. However, the contribution of the Internship to the formation of Geography teachers and how to improve the relationship between university and school in this context is questioned. The work also addresses the importance of recognizing and valuing the school as a space for teacher training, as well as reflecting on the intern's performance in this training space. The report is structured in three parts, including a brief bibliographic review of the subject, the diagnosis of the school where the internship took place and reflections on the role of the school and the internship in the formation of Geography teachers.
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Ensino de geografia
Formação de professores
Geografia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Geografia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27297
Data do documento: 5-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALM29062023.pdf4,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.