Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27299
Tipo: TCC
Título: A tecnologia e as metodologias ativas e suas contribuições para o ensino de matemática
Autor(es): Leite Junior, Geraldo Soares
Primeiro Orientador: Sousa, Wállace Mangueira de
Resumo: Ensinar Matemática com qualidade implica em promover vivências significativas com os números, operações e demais conteúdos da disciplina, de modo que o aluno desperte o interesse pela aprendizagem. Obviamente, esta aprendizagem não ocorre de forma abrupta, sendo produto de um trabalho congruente com as necessidades e realidade de alunos imersos em uma sociedade de constantes transformações e avanços tecnológicos. Diante desta perspectiva, o presente trabalho buscou investigar sobre as tecnologias e as metodologias ativas que servem como base para o ensino de Matemática na atualidade. De igual maneira, discute as principais concepções e perspectivas do tema, analisa desafios e possibilidades e discute sobre o papel do professor na inserção de metodologias ativas para o ensino de Matemática. Realizada através do método bibliográfico de caráter qualitativo, buscou fomentar debates fidedignos com a realidade, demonstrando aspectos e elementos das metodologias ativas e evidenciando seus benefícios e potencialidades para um ensino-aprendizagem de qualidade, que corrobore com a formação do raciocínio lógico e do pensamento algébrico-matemático dos alunos. De modo geral, o presente trabalho busca compreender a realidade e contribuir com o surgimento de novos trabalhos sobre o tema. Em suma, consiste em um instrumento para compreensão e percepção da realidade, discutindo sobre as metodologias ativas e a tecnologia incorporada ao ensino de Matemática, que favorecem exponencialmente a autonomia, a aprendizagem e a formação integral dos estudantes.
Abstract: Teaching Mathematic with quality implies promoting meaningful experiences with numbers, operations and other discipline contents, so that the student awakens interest in learning. Obviously, this learning doesn’t occur abruptly, being the product of work congruent with the needs and reality of students immersed in a society of constant transformations and technological advances. In front of this perspective, the present work sought to investigate the technology and active methodologies that serve as the basis for teaching Mathematics today. Thus, it discusses the main conceptions and perspectives of the theme, analyzes challenges and possibilities and discusses the teacher's role in the insertion of active methodologies for the teaching of Mathematics. Built through the qualitative bibliographic method, it sought to foster reliable debates with reality, demonstrating aspects and elements of active methodologies and evidencing their benefits and potential for quality teaching-learning, which corroborates with the formation of logical reasoning and algebraic thinking. In general, the present work seeks to understand the reality and contribute to the emergence of new works on the subject. In short, it consists of an instrument for understanding and perceiving reality, discussing the active methodologies and technology incorporated into the teaching of Mathematics, which exponentially favor autonomy, learning and the integral formation of students.
Palavras-chave: Ensino de matemática
Metodologias ativas
Uso de tecnologia na matemática
Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27299
Data do documento: 19-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GSLJ29062023 .pdf450,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.