Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27302
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Matheus Dantas de Carvalho-
dc.date.accessioned2023-06-29T22:26:58Z-
dc.date.available2023-06-29-
dc.date.available2023-06-29T22:26:58Z-
dc.date.issued2023-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27302-
dc.description.abstractIn this work, our main goal was to assist secondary education professionals in adapting to the New High School (NHS). Thus, we present a synthesis of it, including its implementation in the state of Paraíba, and we o er the course Introduction to Di erential Calculus, providing appropriate didactic guidelines and theoretical foundations. To do so, we conducted a bibliographic research on the main legislation related to NHS, as well as articles and books involving Di erential Calculus, both in its usual theoretical form and adapted to high school education. We observed that the lack of planning in the implementation of NHS is re ected in the e orts of education departments to provide local guidance to their schools, resulting in nancial, human, and educational costs that could be alleviated through more assertive and standardized legislation. Additionally, considering the curricular changes, we argue and envision the possibility of (re)introducing Calculus into the high school curriculum in Brazil, properly adapted and oriented to this context.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2023-06-29T22:26:58Z No. of bitstreams: 1 MDCB29062023.pdf: 1702393 bytes, checksum: efdeb9c8a4d233d1e9a0c82c65b240fd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-29T22:26:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MDCB29062023.pdf: 1702393 bytes, checksum: efdeb9c8a4d233d1e9a0c82c65b240fd (MD5) Previous issue date: 2023-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectNovo ensino médiopt_BR
dc.subjectCálculo diferencialpt_BR
dc.subjectDisciplina eletivapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleProposta de eletiva no novo ensino médio: introdução ao cálculo diferencialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Miriam da Silva-
dc.description.resumoNeste trabalho, tivemos como meta principal auxiliar os pro ssionais da educação básica na adaptação ao Novo Ensino Médio (NEM). Assim, apresentamos uma síntese do mesmo, incluindo a sua implementação no estado da Paraíba; e oferecemos o curso Introdução ao Cálculo Diferencial, constando orientações didáticas e uma fundamentação teórica apropriadas. Para isso, zemos uma pesquisa bibliográ ca nas principais legislações orbitantes do NEM, e em artigos e livros envolvendo Cálculo Diferencial, tanto em sua forma teórica habitual, quanto adaptado ao ensino médio. Observamos que a falta de planejamento na implementação do NEM se re ete nos esforços das secretarias de educação em produzir orientações locais às suas escolas, custos de naturezas nanceira, humana e educacional que poderiam ser atenuados a partir de uma legislação mais assertiva e modelizada. Além disso, em função das mudanças curriculares, com as devidas considerações, argumentamos e enxergamos a possibilidade de (re)inserção do Cálculo no currículo do ensino médio no Brasil, devidamente adaptado e orientado a esse contexto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MDCB29062023.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.