Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27302Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Bezerra, Matheus Dantas de Carvalho | - |
| dc.date.accessioned | 2023-06-29T22:26:58Z | - |
| dc.date.available | 2023-06-29 | - |
| dc.date.available | 2023-06-29T22:26:58Z | - |
| dc.date.issued | 2023-06-14 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27302 | - |
| dc.description.abstract | In this work, our main goal was to assist secondary education professionals in adapting to the New High School (NHS). Thus, we present a synthesis of it, including its implementation in the state of Paraíba, and we o er the course Introduction to Di erential Calculus, providing appropriate didactic guidelines and theoretical foundations. To do so, we conducted a bibliographic research on the main legislation related to NHS, as well as articles and books involving Di erential Calculus, both in its usual theoretical form and adapted to high school education. We observed that the lack of planning in the implementation of NHS is re ected in the e orts of education departments to provide local guidance to their schools, resulting in nancial, human, and educational costs that could be alleviated through more assertive and standardized legislation. Additionally, considering the curricular changes, we argue and envision the possibility of (re)introducing Calculus into the high school curriculum in Brazil, properly adapted and oriented to this context. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2023-06-29T22:26:58Z No. of bitstreams: 1 MDCB29062023.pdf: 1702393 bytes, checksum: efdeb9c8a4d233d1e9a0c82c65b240fd (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-29T22:26:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MDCB29062023.pdf: 1702393 bytes, checksum: efdeb9c8a4d233d1e9a0c82c65b240fd (MD5) Previous issue date: 2023-06-14 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Novo ensino médio | pt_BR |
| dc.subject | Cálculo diferencial | pt_BR |
| dc.subject | Disciplina eletiva | pt_BR |
| dc.subject | Matemática | pt_BR |
| dc.title | Proposta de eletiva no novo ensino médio: introdução ao cálculo diferencial | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Pereira, Miriam da Silva | - |
| dc.description.resumo | Neste trabalho, tivemos como meta principal auxiliar os pro ssionais da educação básica na adaptação ao Novo Ensino Médio (NEM). Assim, apresentamos uma síntese do mesmo, incluindo a sua implementação no estado da Paraíba; e oferecemos o curso Introdução ao Cálculo Diferencial, constando orientações didáticas e uma fundamentação teórica apropriadas. Para isso, zemos uma pesquisa bibliográ ca nas principais legislações orbitantes do NEM, e em artigos e livros envolvendo Cálculo Diferencial, tanto em sua forma teórica habitual, quanto adaptado ao ensino médio. Observamos que a falta de planejamento na implementação do NEM se re ete nos esforços das secretarias de educação em produzir orientações locais às suas escolas, custos de naturezas nanceira, humana e educacional que poderiam ser atenuados a partir de uma legislação mais assertiva e modelizada. Além disso, em função das mudanças curriculares, com as devidas considerações, argumentamos e enxergamos a possibilidade de (re)inserção do Cálculo no currículo do ensino médio no Brasil, devidamente adaptado e orientado a esse contexto. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MDCB29062023.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
