Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27306
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Carlos Eduardo Pereira-
dc.date.accessioned2023-06-30T19:03:36Z-
dc.date.available2023-06-30-
dc.date.available2023-06-30T19:03:36Z-
dc.date.issued2023-06-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27306-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to analyze the importance of games for teaching and learning mathematics in the classroom, trying to improve student performance. Within this work, we will approach the use of mathematical games as a facilitator method in the teaching-learning process. The Swiss psychologist Jean Piaget (1896-1980 apud ALMEIDA, 1974, p. 51), states that “due to the fact that games are such a powerful means for children's learning, wherever they manage to turn them into educational initiatives, reading or spelling, it is observed that children fall in love with these occupations considered boring”. The research work was carried out in a class of the 8th grade. A of the Elementary School Vereador Manoel de Almeida – Cacimbas – PB, and showed some difficulties that students have in learning mathematics and that teachers have in teaching it. We carried out an intervention with games inside the classroom to stimulate logical reasoning, creativity, group work and help students in the process of building knowledge, providing them with opportunities to expand their knowledge through interactive playful activities and experience. The result was a radical change in their view of the discipline of mathematics.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2023-06-30T19:03:36Z No. of bitstreams: 1 CEPA30062023.pdf: 1167265 bytes, checksum: 342b07cb7b7f1b72564803d3d68d0738 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-30T19:03:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CEPA30062023.pdf: 1167265 bytes, checksum: 342b07cb7b7f1b72564803d3d68d0738 (MD5) Previous issue date: 2023-06-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectJogos matemáticos como metodologia de Ensinopt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleJogos matemáticos como metodologia de ensinopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vera, Pedro Antonio Hinojosa-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como principal objetivo analisar a importância dos jogos para o ensino e aprendizagem da matemática em sala de aula, tentando melhorar o desempenho dos alunos. Dentro deste trabalho, abordaremos o uso dos jogos matemáticos como método facilitador no processo de ensino- aprendizagem. O psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980 apud ALMEIDA, 1974, p. 51), afirma que “pelo fato de o jogo ser um meio tão poderoso para a aprendizagem das crianças, em todo lugar onde se consegue transformá-lo em iniciativa de leitura ou de ortografia, observa- se que as crianças se apaixonam por essas ocupações tidas como maçantes”. O trabalho de pesquisa foi realizado numa turma do 8° ano A da Escola de ensino fundamental Vereador Manoel de Almeida – Cacimbas – PB, e mostrou algumas dificuldades que os alunos têm em aprender matemática e que os professores têm em ensinar a mesma. Realizamos uma intervenção com jogos dentro da sala de aula para estimular o raciocínio lógico, a criatividade, o trabalho em grupo e auxiliar os alunos no processo de construção do conhecimento, proporcionando a estes a oportunidades de ampliar seus conhecimentos através de atividades lúdicas interativas e de vivência. O resultado foi uma mudança radical da visão que eles tinham sobre a disciplina de matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEPA30062023.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.