Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27306
Tipo: | TCC |
Título: | Jogos matemáticos como metodologia de ensino |
Autor(es): | Alves, Carlos Eduardo Pereira |
Primeiro Orientador: | Vera, Pedro Antonio Hinojosa |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo analisar a importância dos jogos para o ensino e aprendizagem da matemática em sala de aula, tentando melhorar o desempenho dos alunos. Dentro deste trabalho, abordaremos o uso dos jogos matemáticos como método facilitador no processo de ensino- aprendizagem. O psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980 apud ALMEIDA, 1974, p. 51), afirma que “pelo fato de o jogo ser um meio tão poderoso para a aprendizagem das crianças, em todo lugar onde se consegue transformá-lo em iniciativa de leitura ou de ortografia, observa- se que as crianças se apaixonam por essas ocupações tidas como maçantes”. O trabalho de pesquisa foi realizado numa turma do 8° ano A da Escola de ensino fundamental Vereador Manoel de Almeida – Cacimbas – PB, e mostrou algumas dificuldades que os alunos têm em aprender matemática e que os professores têm em ensinar a mesma. Realizamos uma intervenção com jogos dentro da sala de aula para estimular o raciocínio lógico, a criatividade, o trabalho em grupo e auxiliar os alunos no processo de construção do conhecimento, proporcionando a estes a oportunidades de ampliar seus conhecimentos através de atividades lúdicas interativas e de vivência. O resultado foi uma mudança radical da visão que eles tinham sobre a disciplina de matemática. |
Abstract: | The main objective of this work is to analyze the importance of games for teaching and learning mathematics in the classroom, trying to improve student performance. Within this work, we will approach the use of mathematical games as a facilitator method in the teaching-learning process. The Swiss psychologist Jean Piaget (1896-1980 apud ALMEIDA, 1974, p. 51), states that “due to the fact that games are such a powerful means for children's learning, wherever they manage to turn them into educational initiatives, reading or spelling, it is observed that children fall in love with these occupations considered boring”. The research work was carried out in a class of the 8th grade. A of the Elementary School Vereador Manoel de Almeida – Cacimbas – PB, and showed some difficulties that students have in learning mathematics and that teachers have in teaching it. We carried out an intervention with games inside the classroom to stimulate logical reasoning, creativity, group work and help students in the process of building knowledge, providing them with opportunities to expand their knowledge through interactive playful activities and experience. The result was a radical change in their view of the discipline of mathematics. |
Palavras-chave: | Jogos matemáticos como metodologia de Ensino Jogos matemáticos Matemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27306 |
Data do documento: | 26-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CEPA30062023.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.