Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27309
Tipo: TCC
Título: Os desafios e possibilidades da prática docente no ensino de Ciências e Biologia
Autor(es): Martins, Natália da Silva
Primeiro Orientador: Oliveira, Karen Guedes
Resumo: A prática docente na área de Biologia pode ser desafiadora devido à sua complexidade e constante evolução. O ensino de Biologia exige do professor a compreensão dos princípios fundamentais da vida e dos sistemas biológicos, além de uma capacidade de transmitir esse conhecimento de forma clara e didática aos alunos. Este trabalho tem o objetivo de analisar os desafios e possibilidades que a prática docente apresenta no ensino de Ciências e Biologia, concretizado por meio de pesquisas de outros trabalhos e artigos relacionados com este conteúdo. A partir de uma revisão de literatura serão realizada levantamento de artigos científicos, teses, dissertações, livros, e outros materiais que abordem o tema dos desafios e possibilidades da prática docente no ensino de ciências e biologia. Através desses estudos, podemos perceber que no Brasil o campo do ensino de ciências e biologia encara diversos obstáculos, tais como a escassez de recursos e infraestrutura apropriados, a exigência de atualização do currículo e do desenvolvimento profissional constante dos educadores, além de questões que envolvem a diversidade e a inclusão no âmbito educacional. Por outro lado, a prática docente na área de Biologia também apresenta inúmeras possibilidades. É uma disciplina fascinante e dinâmica, que permite aos alunos explorarem o mundo natural de maneiras inovadoras. Os professores podem usar recursos como vídeos, experimentos práticos, aulas ao ar livre e tecnologia de ponta para criar experiências de aprendizado envolventes e enriquecedoras para seus alunos. A prática docente na área de Biologia apresenta desafios e oportunidades. Para ter sucesso nessa área, é necessário que os professores sejam apaixonados pelo assunto, estejam dispostos a se atualizarem constantemente, e sejam criativos e inovadores em suas metodologias de ensino.
Abstract: The teaching practice in Biology can be challenging due to its complexity and constant evolution. The teaching of Biology requires from the teacher an understanding of the fundamental principles of life and biological systems, as well as an ability to transmit this knowledge in a clear and didactic way to the students. This work aims to analyze the challenges and possibilities that the teaching practice presents in the teaching of Science and Biology, achieved through research of other works and articles related to this content. From a literature review, a survey of scientific articles, theses, dissertations, books, and other materials that address the theme of challenges and possibilities of teaching practice in science and biology teaching will be carried out. Through these studies, we can see that in Brazil the field of teaching science and biology faces several obstacles, such as the scarcity of appropriate resources and infrastructure, the requirement to update the curriculum and the constant professional development of educators, in addition to issues involving diversity and inclusion in the educational field. On the other hand, the teaching practice in Biology also presents countless possibilities. It is a fascinating and dynamic discipline that allows students to explore the natural world in innovative ways. Teachers can use resources such as videos, hands-on experiments, outdoor classes, and cutting-edge technology to create engaging and enriching learning experiences for their students. The teaching practice in Biology presents challenges and opportunities. To be successful in this area, teachers need to be passionate about the subject, willing to constantly update themselves, and be creative and innovative in their teaching methodologies.
Palavras-chave: Desafios e possibilidades da prática docente
Ensino de ciências
Ensino de biologia
Biologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27309
Data do documento: 15-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NSM30062023 .pdf342,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.