Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27326
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJacomé, Gisele Tavares-
dc.date.accessioned2023-07-04T13:09:31Z-
dc.date.available2023-07-04T13:09:31Z-
dc.date.issued2023-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27326-
dc.description.abstractThe present study aimed to compare the perception of managers and employees about the opportunity for fraud practices arising from failures of internal control in the cycle of purchases, accounts payable and payment of a dealership. To this end, an exploratory-descriptive and qualitative research was carried out, by means of a single case study. Three methods were used for data collection, interviews with two high and mid-level managers, as well as the application of questionnaires with 06 employees who are involved in the cycle studied, in addition to the use of participant observation. Among the results, it was observed that there are opportunities for fraud in the activities of the cycle studied according to the vision of the employees, as well as the need to review the controls already in place, contrary to the perception of the senior manager, responsible for developing the controls. From the above, we conclude that, in the company studied, in the perception of those who daily execute the control activities (employees and financial manager) it is possible to identify flaws that create opportunities for irregularities/fraud, which seem not to be perceived by those responsible for elaborating them (administrative director).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-07-04T13:09:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GTJ04072023.pdf: 1046347 bytes, checksum: 88fe6b3086248e828c9e3bf18d6fe733 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-04T13:09:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GTJ04072023.pdf: 1046347 bytes, checksum: 88fe6b3086248e828c9e3bf18d6fe733 (MD5) Previous issue date: 2023-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTriângulo das fraudespt_BR
dc.subjectcontrole interno - empresaspt_BR
dc.subjectGestão financeira - empresaspt_BR
dc.subjectciclo de compraspt_BR
dc.titleUm enfoque sobre controle interno na perspectiva da teoria do triângulo das fraudes: percepção de gestores e funcionários de uma concessionáriapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Karla Katiuscia Nóbrega de-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo comparar a percepção dos gestores e funcionários sobre a oportunidade para práticas de fraudes decorrentes das falhas de controle interno no ciclo de compras, contas a pagar e pagamento de uma concessionária. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratório-descritiva e qualitativa, por meio de estudo de caso único, para coleta de dados utilizou-se três métodos, a realização de entrevistas com duas gestoras de alto e médio escalão, assim como a aplicação de questionários com 06 funcionários que se encontram envolvidos no ciclo estudado, além da utilização da observação participante, a aplicação de três técnicas para a coleta de dados foi necessário para garantir a triangulação dos dados coletados, como também sua confiabilidade. Dentre os resultados, observou-se que existem oportunidades para fraudes nas atividades do ciclo estudado conforme a visão dos funcionários, como também a necessidade de revisar os controles já inseridos, contrariando a percepção da gestora de alto escalão, responsável por elaborar os controles. Do exposto, conclui-se que, na empresa estudada, na percepção de quem executa diariamente as atividades de controle (funcionários e gestora financeira) é possível identificar falhas que criam oportunidades para irregularidades/fraudes, que parecem não serem percebidas por quem é responsável por elaborá-las (diretora administrativa).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GTJ04072023.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons