Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27350
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Eliel Fonseca da-
dc.date.accessioned2023-07-04T18:42:16Z-
dc.date.available2023-07-04-
dc.date.available2023-07-04T18:42:16Z-
dc.date.issued2023-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27350-
dc.description.abstractOur investigation had as its central theme the survey of activities for the teaching of Geometry supported by low-cost resources, focusing mainly on common paper. Our General Objective was, therefore, to raise Mathematics teaching activities that can be proposed using paper as a basic resource. To achieve this Objective, we had as Specific Objectives: Identify proposals for teaching Mathematics based on low-cost didactic resources for Basic Education; and select proposals based on the use of paper and link these proposals to Learning Objects and Mathematical Skills presented in the Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Our theoretical reflection was based on the Van Hiele Theory on the development of geometric thinking and our activities were selected for the period of schooling between the 6th and 9th Years of Elementary School. Our survey resulted in a set of activities that have the potential to provide greater student participation in classes and a better understanding of the contents involved.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2023-07-04T18:42:16Z No. of bitstreams: 1 EFS04072023 .pdf: 604402 bytes, checksum: ef095db966f30f2cf94ebbfc9c03c921 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-04T18:42:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EFS04072023 .pdf: 604402 bytes, checksum: ef095db966f30f2cf94ebbfc9c03c921 (MD5) Previous issue date: 2023-06-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGeometria planapt_BR
dc.subjectModelo Van Hielept_BR
dc.subjectPensamento geométricopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleAtividades de geometria plana com papel para o ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rêgo, Rogéria Gaudencio do-
dc.description.resumoNossa investigação teve como tema central o levantamento de atividades para o ensino de Geometria tendo como suporte recursos de baixo custo, com foco principalmente no papel comum. Nosso Objetivo Geral foi, portanto, levantar atividades de ensino de Matemática que possam ser propostas usando papel como recurso básico. Para alcançar esse Objetivo, tivemos como Objetivos Específicos: Identificar propostas de ensino de Matemática baseadas em recursos didáticos de baixo custo para a Educação Básica; e selecionar as propostas baseadas no uso de papel e vincular essas propostas a Objetos de aprendizagem e Habilidades matemáticas apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Nossa reflexão teórica teve como fundamento a Teoria Van Hiele sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico e nosso recorte de atividades se deu para o período de escolaridade compreendido entre o 6º e o 9º Anos do Ensino Fundamental. Nosso levantamento teve como resultado um conjunto de atividades que têm potencial para proporcionar uma maior participação dos estudantes nas aulas e uma melhor compreensão dos conteúdos envolvidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EFS04072023 .pdf590,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.