Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27363| Tipo: | TCC |
| Título: | Dificuldades específicas de aprendizagem no ensino da prática contábil. |
| Autor(es): | Moura, Raquel Maria Pereira de |
| Primeiro Orientador: | Araújo, Valdineide dos Santos |
| Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo investigar segundo a percepção dos alunos graduandos em Ciências Contábeis da UFPB, quais as dificuldades específicas de aprendizagem em relação as estratégias de ensino das disciplinas que contemplam as práticas contábeis. Para alcançar o objetivo pretendido, recorreu-se a uma pesquisa de campo, de caráter descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa, baseando-se em estudos realizados anteriormente relacionados ao tema. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, enviado por via eletrônica (via e- mail), aplicado aos alunos com vínculo ativo no Curso de Ciências Contábeis da UFPB, recebendo ao todo 69 respostas. Por meio de dos dados obtidos, foi possível perceber que mais da metade da amostra possui dificuldade específica de aprendizagem. Embora que mesmo com as dificuldades de aprendizagem, nunca pensaram em desistir. Além disso, observa-se que há uma necessidade de capacitar os professores, no que diz respeito à relação professor-aluno e as metodologias utilizadas, para auxiliarem os estudantes com dificuldades. Assim, não é preciso apenas a capacitação, mas sobretudo, empatia, para que os alunos que apresentem dificuldades na aprendizagem tenham condições e apoio para superá-las. |
| Abstract: | This research aimed to investigate, according to the perception of students graduating in Accounting at UFPB, what are the specific learning difficulties in relation to the teaching strategies of disciplines that include accounting practices. In order to reach the intended objective, a descriptive field research with a quantitative and qualitative approach was used, based on previous studies related to the theme. Data collection was carried out through a questionnaire, sent electronically (via e-mail), applied to students with an active bond in the UFPB Accounting Sciences Course, receiving a total of 69 responses. Through the data obtained, it was possible to perceive that more than half of the sample has specific learning difficulties. Although even with the learning difficulties, they never thought about giving up. In addition, it is observed that there is a need to train teachers, with regard to the teacher-student relationship and the methodologies used, to help students with difficulties. Thus, not only training is needed, but above all, empathy, so that students who have learning difficulties have the conditions and support to overcome them |
| Palavras-chave: | Dificuldade específica de aprendizagem Estratégia de ensino Relação professor-aluno Prática contábil |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27363 |
| Data do documento: | 7-Jun-2023 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RMPM05072023.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
