Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2736
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Flaviana Epifânio-
dc.date.available2014-03-18-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2736-
dc.description.abstractThe process of teaching and learning facilitated by playfulness is seen as a form of interaction that develops the attitudes and basic skills for effective learning, enabling a dynamic deconstruction and reconstruction of knowledge and information. Aiming to analyze the presence of playfulness as a facilitator to build the child's knowledge of five years and how this will contribute to the formation as a subject intervenor in its history, a survey was developed which meets the requirements of an exploratory and descriptive with a qualitative approach, through interviews with educator and manager of the School Bezerra de Menezes, Araruna-PB. A school that provides early childhood education should be considered as a partner and the playful use it widely to act in the development and learning of children. For this, you need an adequate space. However, the school has not studied this area, but even so, plan their activities and looking into your reality the playful working with children from Kindergarten. The school must take its share of contributing to that practice adopted positively certain that the game is an activity that should be part of everyday life of the child so that she can have a healthy social and motor developmentpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.titleO lúdico como facilitador da aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Bandeira, Rose Mary Beserra Pinto-
dc.contributor.referee1Aveiro, Jorge Fernando Hermida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339043311979485pt_BR
dc.description.resumoO processo de ensino e de aprendizagem facilitada pelo lúdico é apontada como uma forma de interação que desenvolve as atitudes e competências básicas para uma aprendizagem efetiva, possibilitando uma dinâmica de desconstrução e reconstrução de conhecimentos e informação. Com o objetivo de analisar a presença do lúdico como facilitador para a construção do conhecimento da criança de cinco anos e de que forma isto venha contribuir na formação como sujeito interventor da sua história, foi desenvolvida uma pesquisa atendendo aos requisitos de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, através de entrevistas com educadora e gestora da Escola Bezerra de Menezes, Araruna-PB. A escola que oferece a educação infantil deverá considerar o lúdico como parceiro e utilizá-lo amplamente para atuar no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. Para isso, necessita de um espaço físico adequado. No entanto, a escola em estudo não conta com este espaço, mas mesmo assim, planeja as suas atividades e procura dentro da sua realidade trabalhar o lúdico com as crianças da Educação Infantil. A escola deve dar a sua parcela de contribuição para que essa prática seja adotada de forma positiva na certeza de que a brincadeira é uma atividade que deve fazer parte do cotidiano da criança para que ela possa ter um desenvolvimento motor e social sadio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FEA18032014.pdf444,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.