Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2737| Tipo: | TCC |
| Título: | A aplicabilidade do lúdico na escola de educação infantil |
| Autor(es): | Medeiros, Eraubete Bezerra de |
| Primeiro Orientador: | Moura, Giovanna Barroca de |
| Resumo: | O lúdico tendo como proposta pedagógica motivadora da aprendizagem utilizada por educadores na Escola de Educação Infantil. O presente trabalho de pesquisa aborda o tema o lúdico na educação infantil de forma clara e objetiva, através de informações obtidas na coleta de dados, realizadas em uma creche pública do município de Pombal-PB. O objetivo deste trabalho é analisar como o professor da Educação Infantil percebe a eficácia da aplicabilidade do lúdico no ensino infantil. Pretende destacar a eficácia do lúdico no ensino infantil; perceber nos relatos dos professores o seu entendimento da aplicabilidade sobre o lúdico; verificar se os professores encontram dificuldades na aplicabilidade do lúdico; apontar os benefícios das atividades lúdicas no ensino infantil. Para alcançar nosso propósito, metodologicamente optamos por realizar um levantamento bibliográfico, uma pesquisa de campo, fundamentada na abordagem qualitativa e a partir dos resultados obtidos constatamos a relevância do lúdico para o processo ensino aprendizagem. O mesmo traz uma breve exposição acerca do lúdico no contexto histórico, tendo-o como uma nova metodologia para a aprendizagem. Enfatiza também o currículo na Educação infantil, ressaltando a sua funcionalidade e aplicabilidade no processo de assimilação do conhecimento da criança, mostrando à importância dos brinquedos, jogos e brincadeiras que beneficiam a criançada no desempenho escolar. Destaca ainda, o lúdico na Escola Infantil e o papel do professor como o principal articulador do sucesso das propostas pedagógicas. Através deste trabalho concluímos que as atividades lúdicas é uma via privilegiada para a aplicação de uma educação que visa o desenvolvimento pessoal e a cooperação. Entretanto percebemos que, a dinâmica escolar não condiz com as exigências do novo contexto social, assim é imperativo um sistema educacional favorável a uma educação de qualidade, aonde os educadores possam cooperar para a transformação do alunado e da sociedade no geral. |
| Abstract: | The lúdico tends as proposal pedagogic motivator of the learning used by educators in the School of Infantile Education. The present research work approaches the theme the lúdico in the infantile education in a clear way and it aims at, through information obtained in the collection of data, accomplished at a day care public of the municipal district of Dovecote-PB. The objective of this work is to analyze as the teacher of the Infantile Education he/she notices the effectiveness of the applicability of the lúdico in the infantile teaching. He/she/you intends to detach the effectiveness of the lúdico in the infantile teaching; to notice in the teachers' reports your understanding of the applicability on the lúdico; to verify the teachers has difficulties in the applicability of the lúdico; to point the benefits of the activities lúdicas in the infantile teaching. To reach our purpose, methodology we opted to accomplish a bibliographical rising, a field research, based in the qualitative approach and starting from the obtained results we verified the relevance of the lúdico for the process I teach learning. The same brings an abbreviation exhibition concerning the lúdico in the historical context, tends him/it as a new methodology for the learning. It also emphasizes the curriculum in the infantile Education, pointing out your functionality and applicability in the process of assimilation of the child's knowledge, showing to the importance of the toys, games and games that benefit the children in the school acting. He/she/you still highlights, the lúdico in the Infantile School and the teacher's paper as the principal articulator of the success of the pedagogic proposals. Through this work we concluded that the activities lúdicas is a privileged road for the application of an education that seeks the personal development and the cooperation. However we noticed that, the dynamics school non condiz with the demands of the new social context, is like this imperative a favorable educational system to a quality education, the one where the educators can cooperate for the transformation of the launder and of the society in the general. |
| Palavras-chave: | Lúdico - jogos e brincadeiras Ensino - aprendizagem Educação infantil |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2737 |
| Data do documento: | 23-Ago-2013 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EBM20092013.pdf | 547,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
