Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2739
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Verinalva Sabino de-
dc.date.accessioned2017-11-07T10:48:28Z-
dc.date.available2013-10-03-
dc.date.available2017-11-07T10:48:28Z-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2739-
dc.description.abstractThe study presented here focuses on the literature on the formation of the reader, specifically in kindergarten. In this context, the literature is seen as one way to awaken a taste for reading, as well as one of the possible ways to form critical readers. Identified to be of paramount importance early contact of the child with the book, considering that by reading the child will develop intellectually and this interaction becomes at the same time, a source of fun and enjoyment. From the methodological point of view, we take as a basis the qualitative approach and the use of literature search, for analysis, we followed the method of content analysis. From the discussions, we point out the need to work with the numerous possibilities that literature offers and particularly literary reading as a pedagogical resource, being the same rich to broaden the knowledge of the child and make her see the world of fantasy and creation, we also realize that the presence of literature in the child's life is part of a larger project of education, which strongly depends on the school and teacher mediation, because it can promote the approximation of small with the magnificent universe which extends through the literature.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-07T10:48:28Z No. of bitstreams: 1 VSM03102013.pdf: 270461 bytes, checksum: fb08806125ef56d0b6e6b54bc369ab89 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-07T10:48:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VSM03102013.pdf: 270461 bytes, checksum: fb08806125ef56d0b6e6b54bc369ab89 (MD5) Previous issue date: 2013-08-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.titleA literatura na formação de leitorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mata, Áurea Augusta Rodrigues da-
dc.description.resumoO estudo aqui apresentado tem como foco a literatura na formação do leitor, especificamente, na Educação Infantil. Neste contexto, a literatura é vista como um dos caminhos para despertar o gosto pela leitura, bem como, um dos caminhos possíveis para formar leitores críticos. Identificamos ser de suma importância o contato desde cedo da criança com o livro, haja vista que por meio da leitura a criança vai se desenvolvendo intelectualmente e essa interação se torna, ao mesmo tempo, fonte de diversão e prazer. Do ponto de vista metodológico, tomamos como base a abordagem qualitativa e nos utilizamos da pesquisa bibliográfica; para análise, nos valemos do método de análise de conteúdo. A partir das discussões realizadas, apontamos à necessidade de se trabalhar com as inúmeras possibilidades que a literatura oferece e em particular a leitura literária como recurso pedagógico, por ser o mesmo riquíssimo para ampliar o conhecimento da criança e fazê-la conhecer o mundo da fantasia e da criação; podemos perceber também, que a presença da literatura na vida da criança faz parte de um projeto maior de educação, que depende fortemente da escola e da mediação do professor, pois o mesmo pode promover a aproximação dos pequenos com o magnífico universo que se amplia por meio da literatura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VSM03102013.pdf264,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.