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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27408
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Alex Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-07T17:02:25Z | - |
dc.date.available | 2022-12-13 | - |
dc.date.available | 2023-07-07T17:02:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Alex Gomes da. Utilização do Software GeoGebra como ferramenta de ensino de funções trigonométricas no 2º ano do Ensino Médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Centro de Ciências Aplicadas e Educação, Universidade Federal da Paraíba, Rio Tinto, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27408 | - |
dc.description.abstract | In general, the teaching of trigonometric functions has caused difficulties mainly in the theoretical understanding of what the sine, cosine and tangent of an angle represent. In this sense, the use of digital tools can help in understanding these contents is fundamental for teaching/learning trigonometric functions. Thus, this work presented the GeoGebra software as a didactic resource that helps in understanding the contents mentioned above. For this, a proposal is presented of the teaching of trigonometric functions from the use of didactic sequence resources in the teaching of dynamic geometry. This proposal was applied to 2nd year students of a public school in the city of Rio Tinto-PB. The methodology used in the research, in relation to the objectives was exploratory research and in relation to its technical procedures, it was characterized as a case study. It is worth noting that the content had already been taught in the traditional method, using chalkboard and chalk. At the end of the activity, a research was applied where the sample size was 16 2nd year students, the instrument used in the survey data collection was a survey activity that proved the effectiveness of the proposal among students regarding a better understanding of the content addressed from GeoGebra. Thus proving the idea | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Josivan Vasconcelos (josivan@ccae.ufpb.br) on 2023-07-07T17:02:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Alex Gomes da Silva . Monografia. Matemática. UFPB. RT. 2022.pdf: 1037452 bytes, checksum: 95f5509b8843cf95be6d0712d1d523e5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-07-07T17:02:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Alex Gomes da Silva . Monografia. Matemática. UFPB. RT. 2022.pdf: 1037452 bytes, checksum: 95f5509b8843cf95be6d0712d1d523e5 (MD5) Previous issue date: 2022-12-07 | en |
dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Software GeoGebra | pt_BR |
dc.subject | Novas habilidades | pt_BR |
dc.subject | Construção da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Trigonometria | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | New teaching skills | pt_BR |
dc.subject | Construction of learning | pt_BR |
dc.subject | Trigonometry | pt_BR |
dc.subject | Math teaching | pt_BR |
dc.title | Utilização do Software GeoGebra como ferramenta de ensino de funções trigonométricas no 2º ano do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, José Fabricio Lima de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0805445478927911 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0805445478927911 | pt_BR |
dc.description.resumo | De forma geral, o ensino de funções trigonométricas tem causado dificuldades principalmente na compreensão teórica do que representa o seno, o cosseno e a tangente de um ângulo. Nesse sentido, o uso de ferramentas digitais pode auxiliar na compreensão destes conteúdos é algo fundamental para o ensino/aprendizagem de funções trigonométricas. Sendo assim este trabalho apresentou o software GeoGebra como um recurso didático que auxilia na compreensão dos conteúdos supracitados. Para isso, é apresentada uma proposta do ensino de funções trigonométricas a partir do uso de recursos de sequência didática no ensino de geometria dinâmica. Esta proposta foi aplicada com alunos do 2º ano de uma escola pública na cidade de Rio TintoPB. A metodologia utilizada na pesquisa, em relação aos objetivos foi a pesquisa exploratória e em relação aos seus procedimentos técnicos, caracterizou-se como estudo de caso. Vale salientar que o conteúdo já havia sido ministrado no método tradicional, usando quadro e giz. Ao final da atividade foi aplicada uma pesquisa onde o tamanho da amostra, foram 16 alunos do 2º ano, o instrumento empregado na coleta de dados da pesquisa foi uma atividade de sondagem que comprovou a eficácia da proposta entre os alunos no tocante a uma melhor compreensão do conteúdo abordado a partir do GeoGebra. Comprovando assim a ideia de que o uso de recursos tecnológicos é uma ferramenta indispensável no ensino de matemática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | BRASIL, Scretaria de Educação Fundamental, Parametros Curriculasres Nacionais: Matemática, Secretaria de Educação fundamental, Brasilia. MEC/SEF, 2000 BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. CRUZ, Romildo Pereira da; QUARTIERI, Marli Teresinha; MAMAM, Andréia Spessatto de. Software GeoGebra proporcionando o ensino de funções trigonométricas no ensino superior. Dynamis, v. 24, n. 2, p. 78-95, 2018. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/7243/3998. Acesso em: 05 de setembro de 2022. DELFINO, Marcos Rodrigo da Silva. O ensino da trigonometria via GeoGebra e Aplicações. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2015. DINIZ, Leandro.do Nascimento., et all., “A Investigação e Discussão de Softwares Matemáticos Sobre a Seleção e o Uso na Sala de Aula”, IX Encontro Nacional de Educação Matemática, Universidade de Belo Horizonte, Belo Horizonte, julho, 2009, p.3. DUVAL, Raymond. Semiósis e pensamento humano: registro semiótico e aprendizagens intelectuais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009. FARIAS, Luiz Marcio Santos, CARVALHO, Edmo Fernandes, TEIXEIRA Batista Fernandes. O trabalho com funções à luz da incompletude do trabalho institucional: uma análise teórica. Educação, Matemática e Pesquisa, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 97 – 119, 2018. FARRAS, Berta Barquero ; BOSCH, Marianna, GASCÓN, Josep. Las tres dimensiones del problema didáctico de la modelización matemática. Educação matemática e pesquisa, São Paulo, v. 15, n. 151, p. 1-28, 2013. FONSECA, Laerte Silva da. Aprendizagem em trigonometria: obstáculos, sentidos e mobilizações. São Cristóvão: Editora UFS, 2010. FONSECA, Laerte Silva da. Um estudo sobre o Ensino de Funções Trigonométricas no Ensino Médio e no Ensino Superior no Brasil e França. 2015. 1 v. 495 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2015. Gil, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed, São Paulo: Atlas, 2002. IGOR, Fabio Steinmacher, et all. Uso do GeoGebra no Ensino de Matematica: Avaliação de usabilidade e de aprendizado. Disponível em: https://www.inf.unioeste.br/enined/anais/artigos_enined/A44.pdf .Acesso em: 01 setembro 2022. LUDKE, Menga. ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986 NASSER, Lilian. SOUSA, Geneci. TORRACA, Marcelo. Transição do Ensino Médio para o Superior: como minimizar as dificuldades em cálculo? Atas do V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (em CD). SBEM: Petrópolis, RJ, Brasil, 2012. PEDROSO, Leonor Wierzynski. Uma Proposta de Ensino da Trigonometria com Uso do Software GeoGebra. 2012. 271 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática, Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012 PEREIRA, Thales de Lélis Martins. O uso do software geogebra em uma escola pública: interações entre alunos e professor em atividades e tarefas de geometria para o ensino fundamental e médio. 2012. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012. ROSA, Carlos Eduardo da. Estudos de introdução à trigonometria com uso de tecnologias. 2015. 21 f. Monografia (Especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. SILVEIRA, Maria Rosâni Abreu. da; TEIXEIRA JUNIOR, Valdomiro Pinheiro. Educação matemática, linguagem e arte: a apreciação da matemática pela compreensão de suas regras. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 23, n. 1, p. 204-220, jun. 2015. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/5639. Acesso em: 20 de julho de 2022. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
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Alex Gomes da Silva . Monografia. Matemática. UFPB. RT. 2022.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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