Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2742
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Almeida, Daniele de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-07T12:05:24Z | - |
dc.date.available | 2013-09-24 | - |
dc.date.available | 2017-11-07T12:05:24Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2742 | - |
dc.description.abstract | This literature review aims to analyze the factor Affectivity and its role in the development of the child within the process of teaching and learning in early childhood education. A qualitative approach this work explores issues relating to the establishment of a pedagogy that values the affection in their teaching practices, presents the characteristics that compose it, taking as an example the importance of interpersonal relationships between teacher and student, as well as the role of the educator mediator of the entire educational process, in order to develop the student as a whole, making use of social interactions. Within the thematic importance of affect child development, the paper presents the relation of affectivity to the binomial care / education as it is inserted in this context. To complete the study we present practical examples of affective pedagogy in school life through suggestions for activities that can be exploited in the classroom. We conclude that affectivity is an integral part of the educational process, being an effective and indispensable element in learning, since it is impossible to exercise without teaching that makes use of it, because the role of the teacher will be in addition to transmitting knowledge, but the mediator and facilitator for the construction of learning. So it is up to the task of promoting an environment endowed with possibilities, where social interactions happen through affectivity. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-07T12:05:24Z No. of bitstreams: 1 DSA24092013.pdf: 463119 bytes, checksum: f3e851dafe1f75280f0b2ec5416f0289 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-07T12:05:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DSA24092013.pdf: 463119 bytes, checksum: f3e851dafe1f75280f0b2ec5416f0289 (MD5) Previous issue date: 2013-08-23 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia do afeto | pt_BR |
dc.subject | Professor - aluno | pt_BR |
dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A afetividade no processo de ensino aprendizagem na educação infantil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Rosemary Evaristo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0463389666793927 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa bibliográfica tem por finalidade analisar o fator Afetividade e seu papel no desenvolvimento da criança inserida no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. Numa abordagem qualitativa este trabalho explora as questões relativas à constituição de uma pedagogia que valoriza o afeto em suas práticas docentes, apresenta as características que a compõe, tendo como exemplo a importância das relações interpessoais entre professor- aluno, como também a função do educador como mediador de todo o processo educacional, no intuito de desenvolver o aluno em sua totalidade, fazendo uso das interações sociais. Dentro da temática sobre importância do afeto para o desenvolvimento infantil, o trabalho apresenta a relação da afetividade ao binômio cuidar /educar visto que se encontra inserida neste contexto. Para finalizar o estudo apresentamos exemplos práticos da pedagogia afetiva no cotidiano escolar, através de sugestões de atividades que podem ser exploradas em sala de aula. Concluímos que a afetividade faz parte integral do processo educacional, sendo um elemento eficaz e indispensável na aprendizagem, visto que é impossível exercer a docência sem que faça uso dela, pois o papel do professor vai além de ser transmissor de conhecimentos, mas o de mediador e facilitador para a construção das aprendizagens. Então cabe a ele a tarefa de promover um ambiente dotado de possibilidades, onde as interações sociais acontecem, por meio da afetividade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DSA24092013.pdf | 452,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.