Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2745
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Isac Gomes de-
dc.date.accessioned2017-11-07T12:29:07Z-
dc.date.available2013-09-25-
dc.date.available2017-11-07T12:29:07Z-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2745-
dc.description.abstractThe present research had as its theme the playfulness a means to facilitate the teaching of educators, their main goal was to analyze whether the playfulness facilitates the teaching of educators from kindergarten Municipal School Elementary School Cônego Sandoval. Sought to observe and examine whether teachers practice recreational activities that can provide meaningful learning by children. Data collection was done through participant observation, and with the completion of a questionnaire that allowed participants (teachers) report information through open questions, because it is the qualitative method/ exploratory research, it was found that the playfulness is being used in the classroom by teachers, through playful banter, such as games, songs, dances, and other forms of play. With it, contributed greatly to the teaching and learning of children. However, it was concluded that it was extremely important considerations relevant to our study, when analyzing the playful as a facilitator of learning. Understood that it is necessary, that the teacher has and domain knowledge about the playfulness, seeking to incorporate the practice playful with clarity and purpose, generating Work for learners.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-07T12:29:07Z No. of bitstreams: 1 IGB25092013.pdf: 509146 bytes, checksum: fa11acb0e20386072ce6e00eb765e018 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-07T12:29:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IGB25092013.pdf: 509146 bytes, checksum: fa11acb0e20386072ce6e00eb765e018 (MD5) Previous issue date: 2013-08-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEducadorespt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleA ludicidade: um meio de facilitar o ensino dos educadorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Ivana Maria Medeiros de-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como tema a ludicidade como um meio de facilitar o ensino dos educadores, seu objetivo principal foi analisar se a ludicidade facilita o ensino dos educadores da Educação Infantil da Escola Municipal do Ensino Fundamental Cônego Sandoval. Procurou-se observar e examinar se os professores praticam atividades lúdicas que possam proporcionar uma aprendizagem significativa por parte das crianças. A coleta das informações se deu por meio da observação participante, e também com o preenchimento de um questionário que permitiu aos participantes (professores) relatarem informações por meio de perguntas abertas, por se tratar do método qualitativo/pesquisa exploratória; verificou-se que a ludicidade está sendo utilizada na sala de aula por parte dos professores, através de brincadeiras lúdicas, como jogos, músicas, danças, e outras formas de brincar. Com isso, contribuiu bastante para o ensino- aprendizagem das crianças. No entanto, conclui-se que foi de suma importância as considerações pertinentes ao nosso estudo, ao analisar o lúdico como meio facilitador da aprendizagem. Entendeu-se que é necessário que o professor tenha domínio e conhecimento sobre a ludicidade, buscando incorporar a prática lúdica com clareza e objetivo, gerando benefício em prol dos aprendentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IGB25092013.pdf497,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.