Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27463
Tipo: TCC
Título: O uso de softwares no processo de ensino e aprendizagem em matemática: reflexões sobre realidade, contradições e desafios no contexto de uma escola pública da PB
Autor(es): Nascimento, Rodrigo Gomes do
Primeiro Orientador: Rêgo, Rogéria Gaudêncio do
Resumo: O presente trabalho objetiva investigar em que estado se encontra a implementação do uso de tecnologias computacionais de software em sala de aula no processo de ensino e aprendizagem em Matemática. A pesquisa é um estudo de caso e propõe, através dele, fazer um recorte da atual realidade concernente às implementações dessas tecnologias em sala de aula num mundo onde a inclusão digital é uma realidade até mesmo para pessoas com poucas condições materiais. O referencial teórico ajuda a entender a história da temática e as dificuldades enfrentadas ao longo dos anos, e quais aspectos pedagógicos e técnicos são fundamentais para o professor ter em seu domínio de saberes a fim de ser bem-sucedido na condução dessa tendência pedagógica na sua prática educativa. A pesquisa seguiu investigando o alcance das tecnologias na vida dos estudantes e professores, a formação, as intenções e as práticas dos professores no tema, bem como o suporte em termos de estrutura física para a implementação de tais atividades. Como resultado do estudo identificamos dificuldades de diversas naturezas para a implementação do uso de tecnologias computacionais em sala de aula, a exemplo de problemas de estrutura física, como acesso a Internet, e de formação inicial e continuada dos professores. Apesar de socialmente utilizarem recursos tecnológicos com frequência, os estudantes não empregam essas ferramentas no processo de aprendizagem, em especial de Matemática, deixando de aproveitar suas potencialidades nessa direção, como apontam pesquisas recentes sobre o tema.
Abstract: The present work aims to investigate the state of implementation of the use of computational software technologies in the classroom in the teaching and learning process in Mathematics. The research is a case study and proposes, through it, to make a cut of the current reality concerning the implementation of these technologies in the classroom in a world where digital inclusion is a reality even for people with few material conditions. The theoretical framework helps to understand the history of the subject and the difficulties faced over the years, and which pedagogical and technical aspects are essential for teachers to have in their knowledge domain in order to be successful in conducting this pedagogical trend in their educational practice. The research continued investigating the reach of technologies in the lives of students and teachers, the training, intentions and practices of teachers in the subject, as well as the support in terms of physical structure for the implementation of such activities. As a result of the study, we identified difficulties of various natures for the implementation of the use of computational technologies in the classroom, such as physical structure problems, such as Internet access, and initial and continued teacher training. Despite frequently socially using technological resources, students do not use these tools in the learning process, especially in Mathematics, failing to take advantage of their potential in this direction, as shown by recent research on the subject.
Palavras-chave: Softwares - Ensino matemática
Educação matemática
Novas tecnologias
Formação continuada
Saberes técnico-pedagógicos
Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27463
Data do documento: 2-Out-2019
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RGN12072023.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.