Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27463| Tipo: | TCC |
| Título: | O uso de softwares no processo de ensino e aprendizagem em matemática: reflexões sobre realidade, contradições e desafios no contexto de uma escola pública da PB |
| Autor(es): | Nascimento, Rodrigo Gomes do |
| Primeiro Orientador: | Rêgo, Rogéria Gaudêncio do |
| Resumo: | O presente trabalho objetiva investigar em que estado se encontra a implementação do uso de tecnologias computacionais de software em sala de aula no processo de ensino e aprendizagem em Matemática. A pesquisa é um estudo de caso e propõe, através dele, fazer um recorte da atual realidade concernente às implementações dessas tecnologias em sala de aula num mundo onde a inclusão digital é uma realidade até mesmo para pessoas com poucas condições materiais. O referencial teórico ajuda a entender a história da temática e as dificuldades enfrentadas ao longo dos anos, e quais aspectos pedagógicos e técnicos são fundamentais para o professor ter em seu domínio de saberes a fim de ser bem-sucedido na condução dessa tendência pedagógica na sua prática educativa. A pesquisa seguiu investigando o alcance das tecnologias na vida dos estudantes e professores, a formação, as intenções e as práticas dos professores no tema, bem como o suporte em termos de estrutura física para a implementação de tais atividades. Como resultado do estudo identificamos dificuldades de diversas naturezas para a implementação do uso de tecnologias computacionais em sala de aula, a exemplo de problemas de estrutura física, como acesso a Internet, e de formação inicial e continuada dos professores. Apesar de socialmente utilizarem recursos tecnológicos com frequência, os estudantes não empregam essas ferramentas no processo de aprendizagem, em especial de Matemática, deixando de aproveitar suas potencialidades nessa direção, como apontam pesquisas recentes sobre o tema. |
| Abstract: | The present work aims to investigate the state of implementation of the use of computational software technologies in the classroom in the teaching and learning process in Mathematics. The research is a case study and proposes, through it, to make a cut of the current reality concerning the implementation of these technologies in the classroom in a world where digital inclusion is a reality even for people with few material conditions. The theoretical framework helps to understand the history of the subject and the difficulties faced over the years, and which pedagogical and technical aspects are essential for teachers to have in their knowledge domain in order to be successful in conducting this pedagogical trend in their educational practice. The research continued investigating the reach of technologies in the lives of students and teachers, the training, intentions and practices of teachers in the subject, as well as the support in terms of physical structure for the implementation of such activities. As a result of the study, we identified difficulties of various natures for the implementation of the use of computational technologies in the classroom, such as physical structure problems, such as Internet access, and initial and continued teacher training. Despite frequently socially using technological resources, students do not use these tools in the learning process, especially in Mathematics, failing to take advantage of their potential in this direction, as shown by recent research on the subject. |
| Palavras-chave: | Softwares - Ensino matemática Educação matemática Novas tecnologias Formação continuada Saberes técnico-pedagógicos Matemática |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Matemática |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27463 |
| Data do documento: | 2-Out-2019 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RGN12072023.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
