Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2746Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Gomes, Maria do Socorro Pereira | - |
| dc.date.accessioned | 2017-11-07T12:41:35Z | - |
| dc.date.available | 2013-09-23 | - |
| dc.date.available | 2017-11-07T12:41:35Z | - |
| dc.date.issued | 2013-08-23 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2746 | - |
| dc.description.abstract | This research has as an object of estud and reading their contributions to the process of teaching and learning in the early years of elementary school. The main idea of the work is based on the analysis of the positive changes that reading can bring to the social life of students through the acquisition of technology insertion and written literacy. The research was conducted with teachers who teach classes with children in the early years of elementary schoolin the Brejo do Cruz city, PB. For this, we employed a methodological approach of qualitative exploratory, these educators experienced in everyday life withtheir reading practices in the classroom. The production of the information contained in the survey through social, cultural, educational and family. Its importance lies in the development of reading practices developed at school and through the same advance the teaching and learning process whichtransmit knowledge acquisition contributing to a better quality of life in the future of students and quality work of those involved research. The researchconcluded that to resolve the difficulties in the classroom have to enter students for the world of letters that give continuity to the studies and continue the other stages and years of education provided with greater social opportunities, in life and at work. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-07T12:41:35Z No. of bitstreams: 1 MSPG23092013.pdf: 501081 bytes, checksum: fff7957496aa57505d1a3acd56ce51db (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-07T12:41:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MSPG23092013.pdf: 501081 bytes, checksum: fff7957496aa57505d1a3acd56ce51db (MD5) Previous issue date: 2013-08-23 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Leitura | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Letramento | pt_BR |
| dc.subject | Escola | pt_BR |
| dc.title | A leitura e sua importância no processo ensino aprendizagem | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Lima, Ivana Maria Medeiros de | - |
| dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objeto de estudo a leitura e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. A idéia principal do trabalho está baseada na análise das mudanças positivas que a leitura pode trazer para a vida social dos educandos através da aquisição da tecnologia escrita e inserção do letramento. A pesquisa foi realizada com professores que lecionam com crianças em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental da cidade de Brejo do Cruz-PB. Para tanto, foi empregada uma abordagem metodológica qualitativa de cunho exploratório, vivenciadas no cotidiano desses educadores com suas práticas de leitura em sala de aula. A produção das informações contidas na pesquisa atravessa questões sociais, culturais, familiar e educacional. Sua importância encontra-se na revelação das práticas de leitura desenvolvidas na escola e através das mesmas o avanço do processo ensino e aprendizagem o que remeterá a aquisição do conhecimento contribuindo para uma melhor qualidade de vida no futuro dos educandos e um trabalho de qualidade dos envolvidos na pesquisa. A pesquisa chegou à conclusão que para dirimir as dificuldades em sala de aula é preciso inserir os alunos no mundo letrado para que deem continuidade aos estudos e continuem nas demais etapas e anos do ensino contanto com maiores oportunidades sociais, na vida e no trabalho. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MSPG23092013.pdf | 489,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
