Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27471
Tipo: TCC
Título: Um olhar acadêmico sobre o CrossFit : produção científica na última década
Autor(es): Santos, Kelyson Nunes dos
Primeiro Orientador: Martins, Marcelle de Oliveira
Resumo: Crossfit é uma modalidade esportiva sistematizada no século 21, também praticada no domínio do lazer, sendo considerada uma atividade física funcional de alta intensidade e que promove grande senso de comunidade entre os praticantes. O objetivo deste estudo foi mapear a literatura científica produzida sobre o Crossfit na última década, apontando as temáticas mais estudadas e suas lacunas, caracterizando-o como revisão de escopo. Realizada de 31 de outubro a 13 de novembro de 2022, a partir do portal de periódicos da CAPES com o argumento de busca Crossfit AND ("physical training" OR workout OR "physical conditioning" OR "physical fitness"), acrescido dos resultados da busca por “HIFT”, e aplicados filtros de tempo (últimos 10 anos), língua de veiculação (inglês, português e espanhol) e revisão por pares, resultou em 266 artigos elegíveis. As publicações foram classificadas em 11 categorias, sendo as mais representativas “Desfechos da prática”, (102 artigos, 38,35%), “Treinamento desportivo”, (35 estudos, 13,16%), “Capacidades e habilidades do praticante” (29 publicações, 10,90%) e “Olhares externos sobre o desempenho (27 trabalhos, 10,15%). Essas áreas são tradicionalmente produtivas e bem estabelecidas na educação física, o que justifica os quantitativos. As áreas com menos estudos foram “Epistemologia da atividade física” (2 publicações, 0,75%), “Epidemiologia da atividade física” (6 artigos, 2,26%) e “Ensino-aprendizagem da modalidade” (7 trabalhos, 2,63%). Destacam-se os estudos que concluem que a taxa de lesões no Crossfit é comparável à que ocorre em esportes tradicionais, bem como os que versam sobre seus efeitos na saúde, avaliando as consequências positivas do treinamento. Há, ainda, grande possiblidade de ampliar as pesquisas nas categorias observadas ou novas, pois o Crossfit é uma modalidade emergente que ainda necessita de maior robustez em evidências científicas.
Abstract: Crossfit is a sport discipline systematized at 21st century, also practiced at leisure domain and considered a high intensity functional physical activity which promotes great sense of community among the practitioners. This study aimed to map the scientific papers about Crossfit in the last decade, pointing most and less studied subjects, characterizing it as a scope review. It occurred from October 31st to November 13rd of 2022, using the CAPES journal portal with the search parameters Crossfit AND (“physical training” OR workout OR “physical conditioning” OR “physical fitness”) added by search results by “HFIT”, applying time filter (last 10 years), delivery language (English, Spanish and Portuguese) and peer reviewing, resulting in 266 eligible papers. They were labeled in 11 categories and the more representative were “practice outcomes” (102 papers, 38,35%), “Sportive training” (35 studies, 13,16%), “practitioner capabilities and abilities” (29 publications,10,90%) and “external looks to performance” (27 papers, 10,15%). Those are traditionally productive and well physical education stable areas, justifying the amounts. Less published study areas are “physical activity epistemology” (2 publications, 0,75%), “physical activity epidemiology”, (6 papers, 2,26%) and “Modality teaching-learning” (7 works, 2,63%). The issues highlighted by this work are those which concluded Crossfit injury rates is comparable to traditional sports, as well the ones that examine its health effects, evaluating the training positive consequences. There is a great possibility to expand research subjects considering the perceived labels or new ones, since Crossfit is outgoing as an emerging sport practice, needing more robustness in scientific evidence.
Palavras-chave: Crossfit.
Treinamento funcional de alta intensidade.
Revisão de escopo.
CNPq: CNPQ:Ciências da Saúde: Bacharelado em Educação Física
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Física
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27471
Data do documento: 6-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KNS14022023.pdf631,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.