Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2748
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Maria de Fátima Batista de-
dc.date.accessioned2017-11-07T13:16:45Z-
dc.date.available2014-04-14-
dc.date.available2017-11-07T13:16:45Z-
dc.date.issued2014-01-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2748-
dc.description.abstractThis paper aims to clarify aspects of the acquisition of multiple intelligences in children , with the purpose to relate the theory of multiple intelligences proposed by Gardner to everyday childhood education , focusing on the play, as an essential factor for the development of young children , and pacing of such intelligences . The theme is crafted in a focused playfulness and factors of the intellect of children , as the opportunity to be included in an innovative and participatory approach perspective . Thus , the aim of this study is to understand the positioning of teachers about the use of games and game development in early childhood education . The survey instrument was through a questionnaire distributed to educators in a public institution of early childhood education , and the responses were analyzed using the knowledge of each of the playful aspect , multiple intelligences and mediation of teachers . The results showed that teachers have no knowledge about multiple intelligences , however, use the play in their everyday school life to the development of learning in their students . In this sense, the result of this study highlights the importance of knowledge of multiple intelligences and the different ways to play encouraging multiple intelligences that should be focused on early childhood education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-07T13:16:45Z No. of bitstreams: 1 MFBF14042014.pdf: 575763 bytes, checksum: 74d3a53556bcd8b52911dd9eb9fc6c89 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-07T13:16:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MFBF14042014.pdf: 575763 bytes, checksum: 74d3a53556bcd8b52911dd9eb9fc6c89 (MD5) Previous issue date: 2014-01-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectInteligências múltiplaspt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleBrincadeiras inovadoras na educação infantil: um olhar para as inteligências múltiplas no processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Giovanna Barroca de-
dc.description.resumoO presente trabalho busca esclarecer aspectos da aquisição das inteligências múltiplas em crianças, tendo por finalidade relacionar a teoria das Inteligências Múltiplas proposta por Gardner ao cotidiano da educação infantil, enfocando o brincar, como fator essencial para o desenvolvimento das crianças pequenas e estimulação de tais inteligências. A temática trabalhada consiste em uma abordagem voltada a ludicidade e aos fatores do intelecto das crianças, conforme a oportunidade de serem incluídas em uma perspectiva inovadora e participativa. Deste modo, o objetivo deste trabalho é compreender o posicionamento dos professores a cerca da utilização das brincadeiras e jogos para o desenvolvimento na educação infantil. O instrumento de pesquisa, foi através de um questionário apresentado aos educadores de uma instituição pública de educação infantil, sendo que, as respostas foram analisadas mediante o conhecimento de cada um sobre o aspecto lúdico, as inteligências múltiplas e a mediação dos professores. Os resultados obtidos mostraram que os professores não tem conhecimentos sobre as inteligências múltiplas, porém, utilizam o lúdico no seu cotidiano escolar para o desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos. Neste sentido, o resultado deste estudo ressalta a importância do conhecimento das inteligências múltiplas e das diversas formas de brincar estimulando as inteligências múltiplas que devem ser valorizadas na educação infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFBF14042014.pdf562,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.