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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2749Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Rodrigues, Maria do Socorro | - |
| dc.date.accessioned | 2017-11-08T10:29:59Z | - |
| dc.date.available | 2013-10-03 | - |
| dc.date.available | 2017-11-08T10:29:59Z | - |
| dc.date.issued | 2013-08-02 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2749 | - |
| dc.description.abstract | In this work we seek to understand the importance of playfulness as an important tool to guide the action of educators of early childhood education in relation to sex education of children. Once the playfulness has occupied a very significant space to support learning for the development of potential affective, creative, emotional, cognitive, and social aspects of child and as facilitator of learning. We seek also take into consideration the design that permeates the story of playfulness and sexuality and theories that work on these issues. Accordingly, the aim of this study was to determine how educators use the playfulness in teaching sexuality classes in Early Childhood Education. For this we conducted a bibliographic study and a field study, which used a questionnaire, an important component for conducting qualitative research. Participants were eight teachers from the public municipal schools, six of one and two nursery school. Through the data collected was verified that the sexuality issue is still far from achieving a place in the school curriculum and that professionals have the basic knowledge about the importance of sex education work, but prefer to change focus when the subject classroom is sexuality. It becomes evident unpreparedness to work the theme in kindergarten classes. The results show how important it is that the teaching playfulness is present in the classroom as part of the school routine, and as contributing to the development of learning. Furthermore, it assists in developing cognitive, affective, social and emotional child. Aspects will certainly found that educators be motivated to undertake new studies about the topic. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-08T10:29:59Z No. of bitstreams: 1 MSR03102013.pdf: 706641 bytes, checksum: 554c53974e16247fc386e92bc838f538 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-08T10:29:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MSR03102013.pdf: 706641 bytes, checksum: 554c53974e16247fc386e92bc838f538 (MD5) Previous issue date: 2013-08-02 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Lúdico - jogos e brincadeiras | pt_BR |
| dc.subject | Sexualidade - infância | pt_BR |
| dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.title | O lúdico como ferramenta para orientar a sexualidade na educação infantil | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Farias, Andréa Tôrres Vilar de | - |
| dc.description.resumo | Nesse trabalho buscamos compreender a importância do lúdico como ferramenta importante para nortear a ação dos educadores da educação infantil em relação à educação sexual das crianças. Uma vez que a ludicidade tem ocupado um espaço bastante significativo como suporte de aprendizagem para o desenvolvimento das potencialidades afetivas, criativas, emocionais, cognitivas, e sociais da criança e como elemento facilitador da aprendizagem. Buscamos ainda, levar em consideração a concepção que perpassa a história do lúdico e da sexualidade bem como as teorias que trabalham sobre esses temas. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi verificar como os educadores utilizam a ludicidade no ensino da sexualidade em turmas de Educação Infantil. Para tal foi realizado um estudo bibliográfico e uma pesquisa de campo, onde se utilizou um questionário, importante componente para realização de uma pesquisa qualitativa. Participaram da pesquisa oito professores da rede pública municipal de ensino, sendo seis de uma creche e dois de uma escola. Através dos dados coletados foi possível verificar que o tema sexualidade ainda está muito distante de alcançar um lugar de destaque no currículo escolar e que os profissionais têm conhecimento básico sobre a importância de se trabalhar a educação sexual, mas preferem mudar de foco quando o assunto em sala é sexualidade. Fica evidente um despreparo para trabalhar o tema em turmas de Educação Infantil. Os resultados mostraram o quanto é importante que o ensino lúdico esteja presente na sala de aula como parte integrante do cotidiano escolar, e o quanto contribui para o desenvolvimento da aprendizagem. Além disso, auxilia no desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e social da criança. Os aspectos encontrados certamente farão com que os educadores se motivem para realizar novos estudos sobre o tema abordado. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MSR03102013.pdf | 690,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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