Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27515
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Leal, Mônica Cristina Costa | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-18T16:24:19Z | - |
dc.date.available | 2023-07-20 | - |
dc.date.available | 2023-07-18T16:24:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27515 | - |
dc.description.abstract | Objective: Conduct a literature review on inclusive educational practices in early childhood education. Specifically, it seeks to present what the inclusive educational policy advocates, investigating the strategies used by teachers to deal with inclusion and differences in the classroom and identifying the challenges experienced by teachers in planning together with inclusive educational practices. . Method: A literature review was carried out in the electronic databases: Google Scholar and SciELO with articles published in Portuguese in the period 2017 - 2023. Results: 30 relevant articles were found, of which, after reading the content, 15 articles were chosen for data extraction. The results were presented in three categories: 1) inclusive educational policies, 2) inclusive strategies used in early childhood education, 3) challenges experienced by teachers in planning inclusive educational practices. Conclusions: Inclusive educational policies emphasize the need to combine efforts to accommodate differences, but this process poses a great challenge for the educational system, which needs to guarantee conditions of access, permanence and learning for all children. The lack of preparation of teachers is evident, in addition to the lack of resources and infrastructure. It points out the importance of teaching practices that need to have inclusive strategies to meet the diversity and different learning styles of children. Such as: new/methodologies, target skill in the classroom, previous practices, socialization, recreational activities, continuing education for teachers, among others. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-07-18T16:24:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MCCL20062023.pdf: 748466 bytes, checksum: d04f72353522f13a1741c4099418ec7e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-07-18T16:24:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MCCL20062023.pdf: 748466 bytes, checksum: d04f72353522f13a1741c4099418ec7e (MD5) Previous issue date: 2023-06-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Políticas inclusivas | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Práticas de ensino | pt_BR |
dc.title | As práticas educativas inclusivas na educação infantil: uma revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Karen Guedes | - |
dc.description.resumo | Objetivo: Realizar uma revisão de literatura sobre as práticas educativas inclusivas na educação infantil. Especificamente, busca-se apresentar o que preconiza a política educacional inclusiva, investigando as estratégias usadas pelos professores/as para lidar com a inclusão e as diferenças em sala de aula e identificar os desafios vivenciados pelos professores/as no planejamento junto as práticas educativas inclusivas. Método: Foi realizada uma revisão de literatura nas bases de dados eletrônicos: Google Acadêmico e SciELO com artigos publicados em português no período de 2017 - 2023. Resultados: Foram encontrados 30 artigos relevantes, destes, após a leitura do conteúdo, foram escolhidos 15 artigos para a extração de dados. Os resultados foram apresentados em três categorias: 1) políticas educacionais inclusivas, 2) estratégias inclusivas usadas na educação infantil, 3) desafios vivenciados pelos professores no planejamento das práticas educativas inclusivas. Conclusões: As políticas educativas inclusivas ressaltam a necessidade de reunião de esforços para acolhimento das diferenças, porém esse processo coloca um grande desafio para o sistema educacional, que precisa garantir condições de acesso, permanência e aprendizagem para todas as crianças. Evidencia-se a falta de preparo dos professores/as além da falta de recursos e infraestrutura. Aponta-se a importância das práticas de ensino que precisam ter estratégias inclusivas para atender a diversidade e os diferentes estilos de aprendizagem das crianças. Tais como: novas/metodologias, habilidade –alvo em sala de aula, práticas antecedentes, socialização, atividades lúdicas, formação continuada para os professores, entre outras. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MCCL20062023.pdf | 730,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons