Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27519
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Albanessa Ferreira da-
dc.date.accessioned2023-07-18T18:53:35Z-
dc.date.available2023-06-21-
dc.date.available2023-07-18T18:53:35Z-
dc.date.issued2023-06-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27519-
dc.description.abstractThis paper discusses, at the theoretical level, the importance and contribution of early childhood education to the process of literacy of the child. It has as a research problem in the bibliographic plan, the following question: what is the role of early childhood education in the process of children's literacy? As a general objective, it seeks to analyze the role of early childhood education in the process of children's literacy. As specific objectives, it tries to contextualize, from the historical point of view, childhood and early childhood education; discuss the role of early childhood education in the formation of children; to point out the importance of play in the formation of the child; establish the relationships between literacy and literacy in early childhood education; to point out the role of early childhood education in child literacy. In methodological terms, it is defined as a research of a qualitative nature, of a bibliographic and documentary nature, which sought to make a survey of readings that highlight the role and contribution of early childhood education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-07-18T18:53:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AFS21062023.pdf: 443647 bytes, checksum: ab15b66676ee207b9d132b1fd74e107b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-18T18:53:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AFS21062023.pdf: 443647 bytes, checksum: ab15b66676ee207b9d132b1fd74e107b (MD5) Previous issue date: 2023-06-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.titleO papel da educação infantil no processo de alfabetização das criançaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Fonsêca, Fábio do Nascimento-
dc.description.resumoEste trabalho discute no plano teórico, a importância e a contribuição da educação infantil para o processo de alfabetização da criança. Tem como problema de pesquisa no plano bibliográfico, a seguinte questão: qual o papel da educação infantil no processo de alfabetização das crianças? Como objetivo geral, busca analisar o papel da educação infantil no processo de alfabetização das crianças. Como objetivos específicos, intenta contextualizar, do ponto de vista histórico, a infância a educação infantil; discutir o papel da educação infantil na formação da criança; assinalar a importância do brincar na formação da criança; estabelecer as relações entre alfabetização e letramento na educação infantil; apontar o papel da educação infantil na alfabetização da criança. Em termos metodológicos, define-se como uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, que buscou fazer um levantamento de leituras que destaquem o papel e a contribuição da educação infantil para a formação das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFS21062023.pdf433,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons