Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2752
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFélix, Maria José Ribeiro-
dc.date.accessioned2017-11-08T10:43:31Z-
dc.date.available2013-09-25-
dc.date.available2017-11-08T10:43:31Z-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2752-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the importance of play for children's development, the construction of knowledge in the process of education. Having access to early childhood education is a constitutional right of children from birth, it is worth remembering that in the contemporary world, these spaces do not relate more to social class, is currently constituted as a space for the right of all children zero to six years old . We note that in jest the child expresses that she has difficulty speaking in conventional language, however it does not play just to pass the time, usually your choice is justified by intimate processes, desires and anxieties. The joke in the school is of paramount importance in order to facilitate the teaching and learning of children, stimulating their ability emotional, physical, cognitive, ethical, personal relationships and social inclusion. Ensure the child's right to play, no easy task, since there are many hurdles involved in children's institutions preventing it from happening so that will contemplate the integral development of persons and also facilitate their learning process. This work in its proposal values the use of recreational activities, as facilitators of the learning process of children from kindergarten, since there are educators who use the game just to pass the time and let the kids busy playing, endless teaching. Therefore it is necessary for the teacher to work with playing for achieving results on the development process of the same, as well as consider the subject of the right to have needs and characteristics, so the teacher is the facilitator for this learning to happen encouraging participation and challenging students to solve their internal conflicts.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-08T10:43:31Z No. of bitstreams: 1 MSR03102013.pdf: 706641 bytes, checksum: 554c53974e16247fc386e92bc838f538 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-08T10:43:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MSR03102013.pdf: 706641 bytes, checksum: 554c53974e16247fc386e92bc838f538 (MD5) Previous issue date: 2013-08-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleO direito de brincar na educação infantil estimulando a aprendizagem da criançapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Kyara Tatyane Santos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3387759380349526pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou investigar a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, na construção do conhecimento na fase de educação infantil. Ter acesso a Educação Infantil é um direito constitucional das crianças desde que nascem, vale lembrar que no mundo contemporâneo, estes espaços não se relacionam mais a classe social, atualmente é constituído como espaço de direito de todas as crianças de zero a seis anos de idade. Observamos que na brincadeira a criança expressa àquilo que ela tem dificuldade de falar na linguagem convencional, no entanto a mesma não brinca só para passar o tempo, geralmente sua escolha é justificada por processos íntimos, desejos e ansiedades. A brincadeira no âmbito escolar é de suma importância, tendo em vista que facilita o processo de ensino e aprendizagem das crianças, estimulando sua capacidade afetiva, física, cognitiva, ética, relações pessoais e de inserção social. Assegurar o direito de brincar da criança, não é tarefa fácil, uma vez que há diversos obstáculos envolvidos dentro das instituições infantis impedindo que o mesmo aconteça de forma que venham contemplar o desenvolvimento integral das mesmas e também facilitar o seu processo de aprendizagem. Este trabalho em sua proposta valoriza a utilização de atividades lúdicas, como facilitadores do processo de aprendizagem das crianças da Educação Infantil, uma vez que existem educadores que utilizam a brincadeira apenas para passar o tempo e deixar as crianças ocupadas brincando, sem fim pedagógico. Assim sendo é necessário que o educador trabalhe com o brincar para que se alcance resultados diante do processo de desenvolvimento das mesmas, como também a considere como sujeito desse direito que possuem necessidades e características próprias, portanto o professor é o mediador para que aconteça este aprendizado estimulando a participação e desafiando os alunos a resolverem seus conflitos internos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSR03102013.pdf690,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.