Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27531
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Lissandra Cassiano de | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-19T18:53:21Z | - |
dc.date.available | 2023-06-22 | - |
dc.date.available | 2023-07-19T18:53:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27531 | - |
dc.description.abstract | In this Course Completion Work, the topic under discussion is about women, mothers and students who studied in the Youth and Adult Education modality - EJA, in a State School in the city of João Pessoa -PB. Based on an exploratory field research, with a qualitative approach, the main objective is to analyze the path of these women who are attending or have completed high school, with a view to identifying challenges, overcoming and expectations in their educational and maternal trajectory, through of the analysis of autobiographical narratives. Why did women mothers enroll in the EJA modality? How does motherhood relate to student life? What are the biggest difficulties to be able to study? How have you managed to overcome them? What do you aim for when you finish high school? These are the questions answered throughout the research. To support the theoretical discussion, the main authors are: Freire (1979), Ribeiro (2007), Biroli (2018), Scherer, Santos (2021), among others. Voices (like mine) of female student mothers are presented here who tell our life stories, with interruptions in our school trajectories, as well as overcoming the challenges imposed by gender, social, ethnic inequalities and, mainly, by being mothers in a country that carries strong traces of patriarchy, racism and colonialism. The results obtained confirm that women are compelled to take on the exclusivity of caring for sons and daughters, housework and, sometimes, paid or unpaid work; such conditions lead to an overload of activities and, consequently, dropping out of school may be the only option for some. Others go back to school, sometimes years later, dream and go to university. We conclude, therefore, that the discussion can contribute to the identification with other voices, in the discursive intertwining of other stories of (re)cognition of so many women who are mothers and also students. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-07-19T18:53:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSRA22062023.pdf: 1140248 bytes, checksum: 6d5a01a94744e685ced79e8f01cd23ae (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-07-19T18:53:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSRA22062023.pdf: 1140248 bytes, checksum: 6d5a01a94744e685ced79e8f01cd23ae (MD5) Previous issue date: 2023-06-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Mães - educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades - sala de aula | pt_BR |
dc.title | Mulheres mães na EJA: das dificuldades às superações, quando não existe a opção desistir... | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Olegário, Maria da Luz | - |
dc.description.resumo | Neste Trabalho de Conclusão de Curso, o tema em discussão trata-se de mulheres mães e estudantes que estudaram na modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA, em uma Escola Estadual do município de João Pessoa -PB. A partir de uma pesquisa de campo, do tipo exploratória, de abordagem qualitativa, o objetivo principal é analisar o percurso dessas mulheres que estão cursando ou concluíram o ensino médio, com vistas a identificar desafios, superações e expectativas na trajetória educacional e materna, através da análise de narrativas autobiográficas. Por qual motivo as mulheres mães se matricularam na modalidade EJA? Como a maternidade se relaciona com a vida estudantil? Quais as maiores dificuldades para conseguirem estudar? Como têm conseguido superá-las? O que almejam ao concluir o ensino médio? São as questões respondidas ao longo da pesquisa. Para sustentar a discussão teórica, os autores e autoras principais são: Freire (1979), Ribeiro (2007), Biroli (2018), Scherer, Santos (2021), entre outros/as. São aqui apresentadas vozes (como a minha) de mulheres mães estudantes que contamos nossas histórias de vida, com interrupções em nossas trajetórias escolares, bem como a superação dos desafios impostos pelas desigualdades de gênero, sociais, étnicas e, principalmente, por sermos mães em um país que carrega fortes traços do patriarcado, racismo e colonialismo. Os resultados obtidos confirmam que as mulheres são impelidas a assumirem a exclusividade do cuidado com filhos e filhas, trabalho doméstico e, por vezes, trabalho remunerado ou não; tais condições nos levam a uma sobrecarga de atividades e, por consequência, abandonar os estudos pode ser a única opção, para algumas. Outras voltam a estudar, por vezes, anos mais tarde, sonham e chegam à universidade. Concluímos, assim, que a discussão pode contribuir para a identificação com outras vozes, no entrecruzar discursivo de outras histórias de (re)conhecimento de tantas mulheres que são mães e também estudantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LCO22062023.pdf | 660,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons