Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27543
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Maria José Basílio de-
dc.date.accessioned2023-07-21T11:23:08Z-
dc.date.available2023-06-27-
dc.date.available2023-07-21T11:23:08Z-
dc.date.issued2023-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27543-
dc.description.abstractThe general objective of this research was to identify the challenges faced for the construction of an effective partnership between families and the CMEI, with a view to the integral development of children. Considering this complex and important relationship, it is necessary to understand how the family-CMEI relationship occurs so that strategies can be drawn up to overcome the most diverse challenges. This is a research characterized methodologically by a qualitative approach carried out in a Municipal Center for Early Childhood Education - CMEI in the neighborhood of Mangabeira in this capital, having been used the application of questionnaires between parents/guardians, teachers, pedagogical coordinator and manager for data collection. It was found that one of the greatest challenges for the effective participation of the family in the activities of the CMEI is the lack of time, in addition to the distorted perception about the role of the CMEI and the responsibilities of the family, but that can be overcome through pedagogical interventions properly planned and appropriate to the reality of each family.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-07-21T11:23:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MJBO27062023.pdf: 1414492 bytes, checksum: d3393632c6b023d006b622beed446b08 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-21T11:23:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MJBO27062023.pdf: 1414492 bytes, checksum: d3393632c6b023d006b622beed446b08 (MD5) Previous issue date: 2023-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectIntervenções psicopedagógicaspt_BR
dc.subjectRelação família - CMEIpt_BR
dc.titleRelação família e instituição de educação infantil: uma parceria necessáriapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Nádia Jane de-
dc.description.resumoO objetivo geral da presente pesquisa foi identificar os desafios enfrentados para a construção de uma parceria efetiva entre as famílias e o CMEI, com vistas ao desenvolvimento integral das crianças. Considerando esta relação tão complexa e importante se faz necessário compreender como se dá a relação família-CMEI para que desta forma possam ser traçadas estratégias para vencer os mais diversos desafios. Trata-se de uma pesquisa caracterizada metodologicamente por uma abordagem qualitativa realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI no bairro de Mangabeira nesta capital, tendo sido utilizada a aplicação de questionários entre pais/responsáveis, professoras, coordenadora pedagógica e gestora para coleta dos dados. Verificou-se que um dos maiores desafios para a participação efetiva da família nas atividades do CMEI é a falta de tempo, além da percepção distorcida sobre o papel do CMEI e das responsabilidades da família, mas que podem ser superadas por meio de intervenções pedagógicas devidamente planejadas e adequadas à realidade de cada família.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MJBO27062023.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons