Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27545
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Wanderson Rogério dos-
dc.date.accessioned2023-07-21T14:00:48Z-
dc.date.available2023-06-27-
dc.date.available2023-07-21T14:00:48Z-
dc.date.issued2023-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27545-
dc.description.abstractThe present work has as its theme of investigation popular educational practices in the context of social movements. Its general objective is to analyze the popular educational actions developed by the Movement of Adolescents and Children-MAC, to identify its contribution to political incidence within the scope of public policies for children and adolescents in the municipality of Guarabira. They have as specific objectives to identify the spaces of action for the political incidence of the movement (MAC); to analyze the methodologies of the training processes that involve the children and adolescents participating in the MAC and to evaluate the results of the MAC actions within the scope of public policies for children and adolescents. The theoretical framework was built taking as a reference authors from the field of popular education, with emphasis on the thinker and educator Paulo Freire. The investigation has a descriptive and qualitative character, carried out through documentary research and observation of educational actions. The documental research was based on activity reports with a record of political and educational actions developed by MAC, complemented by observation data and bibliographic research. As a result of the process of investigation and systematization of the experience, we highlight the citizenship training of children and adolescents, guaranteeing them learning processes for the exercise of social and political participation, an important aspect for the political incidence actions developed by the movement in the local public sphere.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-07-21T14:00:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WRS27062023.pdf: 1816499 bytes, checksum: 8fcf4e2e023f38a5211e62634f1ad5fb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-21T14:00:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WRS27062023.pdf: 1816499 bytes, checksum: 8fcf4e2e023f38a5211e62634f1ad5fb (MD5) Previous issue date: 2023-06-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectMovimento de Adolescentes e Crianças (MAC)pt_BR
dc.titleEducação popular e incidência política: uma experiência do Movimento de Adolescentes e Crianças – MAC, Guarabira/PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Orlandil de Lima-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como temática de investigação as práticas educativas populares no contexto dos movimentos sociais. Apresenta como objetivo geral analisar as ações educativas popular desenvolvidas pelo Movimento de Adolescentes e Crianças-MAC, de modo a identificar a sua contribuição para a incidência política no âmbito das políticas públicas para crianças e adolescentes no município de Guarabira. Têm como objetivos específicos identificar os espaços de atuação para incidência político do movimento (MAC); analisar as metodologias dos processos formativos que envolvem as crianças e adolescentes participantes do MAC e avaliar os resultados das ações MAC no âmbito das políticas públicas para crianças e adolescentes. O referencial teórico foi construído tomando como referência autores do campo da Educação popular, com destaque para o pensador e educador Paulo Freire. A investigação tem um caráter descritivo e qualitativo, realizada por meio da pesquisa documental e observação das ações educativas. A pesquisa documental teve como fontes os relatórios de atividades com registro das ações políticas e educativas desenvolvidas pelo MAC, complementada pelos dados da observação e da pesquisa bibliográfica. Como resultado do processo de investigação e sistematização da experiência destacamos a formação cidadã das crianças e adolescentes, garantindo-lhes processos de aprendizagem para o exercício da participação social e política, aspecto importante para as ações de incidência política, desenvolvida pelo movimento na esfera pública local.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WRS27062023.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons