Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27577
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Maria Alice Ferreira-
dc.date.accessioned2023-07-31T19:33:02Z-
dc.date.available2023-07-31T19:33:02Z-
dc.date.issued2023-06-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27577-
dc.description.abstractThis paper presents the different positions regarding the advantages and disadvantages of telework. Telework is understood as an innovative work model that allows workers to develop their work activities outside the premises of the institution to which they belong, and is made possible by technologies. Due to the social isolation caused by the context of the covid-19 pandemic, companies and public institutions were forced to work remotely, and from then on, this form of work was accentuated, bringing a discussion about its advantages and disadvantages. In the field of public administration, telework gained more notoriety from the restrictions imposed in the context of the pandemic, because until then this modality was embryonic. With the implementation of the PGD in the Bolsonaro government, public agencies, both direct and indirect, began to adhere to this program, and today there are more than 120 organs under this regime. Given this, the purpose of the research is to understand how this new form of work is perceived by teleworkers and reflect on the impacts from the perspective of public servants. This is an exploratory research. For the research, Google Forms was used as a data collection instrument with 13 closed questions and one open question, applied to 28 servers of the Informatics Center (CI) of the Federal University of Paraíba. With results it can be said that the objective of the research to identify the advantages and disadvantages were achieved.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-07-31T19:33:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MAFB31072023.pdf: 682423 bytes, checksum: 476d18382f886a456c94643e69639fad (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-31T19:33:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MAFB31072023.pdf: 682423 bytes, checksum: 476d18382f886a456c94643e69639fad (MD5) Previous issue date: 2023-06-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeletrabalhopt_BR
dc.subjectTrabalho remotopt_BR
dc.subjectServiço público - impactospt_BR
dc.titleUm estudo de caso sobre o teletrabalho no serviço públicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carneiro, Vanderson Gonçalves-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta os diferentes posicionamentos referentes às vantagens e desvantagens do teletrabalho. O teletrabalho é entendido como um modelo de trabalho inovador que permite ao trabalhador o desenvolvimento de suas atividades laborais fora das dependências da instituição a qual pertence, e é viabilizado pelas tecnologias. Devido ao isolamento social ocasionado pelo contexto pandêmico da covid 19, as empresas e instituições públicas foram forçadas a trabalhar remotamente, e a partir de então, essa forma de trabalho acentuou-se, trazendo uma discussão sobre suas vantagens e desvantagens. No campo da administração pública, o teletrabalho ganhou mais notoriedade a partir das restrições impostas no contexto de pandemia, pois até então essa modalidade era embrionária. Com a implementação do PGD no governo Bolsonaro, os órgãos públicos, tanto da administração direta quanto da indireta, passaram a aderir a esse programa, e hoje tem-se mais de 120 órgãos sob esse regime. Diante disso, a proposta da pesquisa é entender como essa nova forma de trabalho é percebida pelos teletrabalhadores e refletir sobre os impactos na perspectiva dos servidores públicos. Trata-se de uma pesquisa com objetivo exploratório. Para a pesquisa, usou-se como instrumento de coleta de dados o Google Forms com 13 perguntas fechadas e uma aberta, aplicada a 28 servidores do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba. Com resultados pode-se dizer que o objetivo da pesquisa de identificar as vantagens e desvantagens foram alcançados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Bacharelado em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAFB31072023.pdf666,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons