Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27600
Tipo: | TCC |
Título: | O ensino da língua espanhola em tempos de pandemia utilizando a prática da meditação como ferramenta de ensino |
Autor(es): | Sousa, Ana Carolina Clementino dos Santos |
Primeiro Orientador: | Martorelli, Ana Berenice Peres |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido com a colaboração de um professor e alunos do oitavo ano do ensino fundamental da Escola Cidadã Integral Dr. Trajano Pires da Nobrega da cidade de Condado no sertão da Paraíba, com uma faixa etária de 12 e 13 anos. Foi realizada uma experiência prática com alunos e professor de língua espanhola no ensino remoto, utilizando a meditação guiada como ferramenta para minimizar o estresse e a ansiedade em meio à pandemia com o objetivo de melhorar o ensino-aprendizagem da língua estrangeira. Como embasamento teórico seguimos Krashen (1982, p 31) ao afirmar que "a baixa ansiedade parece ser propícia para a aquisição de uma segunda língua, seja medida como ansiedade pessoal ou em sala de aula," como também Machado (2014) que assevera que a meditação tem sido associada a uma maior capacidade de concentração e redução da depressão, ansiedade e estresse. A meditação é um ato de concentrar seus pensamentos completamente e profundamente. Para a neurociência o cérebro pode absorver informações e reter na memória quando em um estado relaxado. A meditação pode ajudar a alcançar esse estado, melhorando assim a memória e a atenção do aluno. O uso da meditação como estratégia complementar ao processo de aprendizagem pode permitir uma aprendizagem mais eficiente e significativa, além de melhorar as relações dentro do espaço escolar entre alunos e professores, reduzindo o estresse e a ansiedade em meio à pandemia durante o ensino remoto. Assim, este trabalho procurou identificar como as práticas de meditação guiada podem ser incluídas no contexto escolar além de observar os benefícios que produzem no processo de aprendizagem da língua estrangeira e as dificuldades enfrentadas na inserção de tais práticas nas escolas. |
Abstract: | Este trabajo fue desarrollado con la colaboración de un profesor y alumnos de octavo grado de la Escuela Cidadã Integral Dr. Trajano Pires da Nobrega de la ciudad de Condado en el sertão de Paraíba, con un rango de edad de 12 y 13 años. Se realizó una experiencia práctica con alumnos y profesor de español en enseñanza a distancia, utilizando la meditación guiada como herramienta para minimizar el estrés y la ansiedad en medio de la pandemia con el objetivo de mejorar la enseñanza-aprendizaje de la lengua extranjera. Como fundamento teórico seguimos a Krashen (1982, p 31) al afirmar que "una baja ansiedad parece favorecer la adquisición de una segunda lengua, ya sea medida como ansiedad personal o en el aula", así como a Machado (2014) que afirma que la meditación se ha asociado a una mayor capacidad de concentración y a la reducción de la depresión, la ansiedad y el estrés. La meditación es un acto de concentración completa y profunda de los pensamientos. Según la neurociencia, el cerebro puede absorber información y retenerla en la memoria cuando está en un estado de relajación. La meditación puede ayudar a alcanzar este estado, mejorando así la memoria y la atención del estudiante. El uso de la meditación como estrategia complementaria al proceso de aprendizaje puede permitir un aprendizaje más eficiente y significativo, además de mejorar las relaciones dentro del espacio escolar entre alumnos y profesores, reduciendo el estrés y la ansiedad en medio de la pandemia durante la enseñanza a distancia. Así, este trabajo buscó identificar cómo se pueden incluir las prácticas de meditación guiada en el contexto escolar, además de observar los beneficios que producen en el proceso de aprendizaje de la lengua extranjera y las dificultades que se enfrentan en la inserción de dichas prácticas en las escuelas. |
Palavras-chave: | Língua espanhola Ensino remoto Meditação |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27600 |
Data do documento: | 15-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaCarolinaClementinodosSantosSousa_TCC.pdf | TCC | 1,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
AnaCarolinaClementinodosSantosSousa_TERMO.pdf | TERMO | 282,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons