Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27604
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Maria Clara Teixeira-
dc.date.accessioned2023-08-07T14:56:38Z-
dc.date.available2023-06-14-
dc.date.available2023-08-07T14:56:38Z-
dc.date.issued2023-05-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27604-
dc.description.abstractThis study presents an investigation into the role of communication professionals in the music industry, aiming to understand how they can contribute to this industry. Specifically, it seeks to analyze the demands and perspectives, the expected profile, and the challenges of this market today. Data collection was done through interviews with two communication professionals: a public relations specialist and an advertiser, both of whom have direct experience in the music industry, working with nationally renowned artists. The results were obtained through content analysis, which allowed for the creation of categories to better address the research questions. Ultimately, this study provides a better understanding of the industry and highlights relevant characteristics for this market, reinforcing crucial elements for the performance of communication professionals in this promising field.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-08-07T14:56:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MCTG14062023.pdf: 542657 bytes, checksum: 9e225290d537f2375c86e73a5782a6a8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-07T14:56:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MCTG14062023.pdf: 542657 bytes, checksum: 9e225290d537f2375c86e73a5782a6a8 (MD5) Previous issue date: 2023-05-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRelações Públicaspt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectPlanejamento de comunicaçãopt_BR
dc.subjectIndústria musicalpt_BR
dc.titleO profissional de comunicação no segmento da música: desafios, perfil profissional e perspectivaspt_BR
dc.title.alternativeThe communication professional in the music segment: challenges, professional profile and perspectivespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1França, André Luiz Dias de-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um estudo a respeito do papel do profissional de comunicação no segmento da música, com o objetivo geral de compreender como ele pode contribuir com esta indústria, buscando-se analisar de maneira específica as demandas e perspectivas, o perfil esperado e os desafios deste mercado na atualidade. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas realizadas com dois profissionais da área da comunicação, um relações-públicas e uma publicitária, que atuam ou atuaram de forma direta no segmento da música, trabalhando com artistas de grande renome em nível nacional. Os seus resultados foram obtidos a partir da análise de conteúdo, proporcionando a criação de categorias para o melhor aproveitamento das questões. Ao término, foi possível ter um maior entendimento a respeito do segmento, assim como de algumas características que são relevantes para este mercado, reforçando elementos importantes para a atuação do profissional de comunicação nesta área que se mostra bastante promissora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesABREU, Paula. A indústria fonográfica e o mercado da música gravada–histórias de um longo desentendimento. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 85, p. 105-129, 2009. BORDENAVE, Juan E. Díaz. O que é comunicação. Rio de Janeiro: Brasiliense, 2017. BOTELHO, Isaura. Dimensões da cultura e políticas públicas. São Paulo em perspectiva, v. 15, p. 73-83, 2001. CAVALLINI, Marta. Rendimento de trabalho em home office sobe 53% desde o início da pandemia – e ganha do presencial. G1, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/trabalho ecarreira/noticia/2022/12/20/rendimento-de-trabalho-em-home-office-sobe-53percent-desde o-inicio-da-pandemia-e-ganha-do-presencial.ghtml. Acesso em: 18 maio 2023. CHAVES, Antônio José Abrantes. Comunicação e Música. Rio de Janeiro: Clube de autores, 2012. FUBINI, Enrico. Estética da música. [S.l]: Edições 70, 2019. GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2008. GIL, Antonio C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. São Paulo: Atlas: Grupo GEN, 2019. E-book. ISBN 9788597020991. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597020991/. Acesso em: 20 nov. 2022. GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 2, mar./abr., 1995. GOMES, Carolina et al. Spotify: streaming e as novas formas de consumo na era digital. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 17, 2015, Natal. Anais eletrônicos [...]. Natal: Intercom, 2015. p. 1-11. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2015/resumos/R47-2598-1.pdf. Acesso em: 18 nov. 2022. KRÖHLING KUNSCH, Margarida M. Comunicação organizacional na era digital: contextos, percursos e possibilidades. Signo y pensamiento, n. 51, p. 38-51, 2007. MELO, Victor Andrade de.; ALVES Jr., Edmundo de Drummond. Introdução ao Lazer. Barueri, SP: Manole, 2012. E-book. ISBN 9788520444665. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520444665/. Acesso em: 20 nov. 2022. MORESCO, Marcielly C.; SACCOL, Tércio; BARRETO, Cristiane Parente de S. et al. Assessoria de Comunicação. Porto Alegre: Sagah: Grupo A, 2020. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786556900865/. Acesso em: 18 nov. 2022. MOSCHETTA, Pedro Henrique; VIEIRA, Jorge. Música na era do streaming: curadoria e descoberta musical no Spotify. Sociologias, v. 20, p. 258-292, 2018. NEUBERGER, Rachel Severo Alves. O rádio na era da convergência das mídias. [S.l]: UFRB, 2012. PEREIRA PINHEIRO, C. M., VOLTZ, V., & FERRARELI, C. M. O profissional de comunicação na indústria musical. Comunicologia - Revista De Comunicação Da UCB, v. 11, n. 1, p. 170-187, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.31501/comunicologia.v11i1.8785. Acesso em: 20 nov. 2022. RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa Social - Métodos e Técnicas. 4. ed. São Paulo: Atlas: Grupo GEN, 2017. E-book. ISBN 9788597013948. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597013948/. Acesso em: 16 dez. 2022.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Relações Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCTG14062023.pdf529,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons