Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27626
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Daniele Satunino da-
dc.date.accessioned2023-08-08T19:13:31Z-
dc.date.available2023-08-08T19:13:31Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27626-
dc.description.abstractThe research aimed to elaborate a proposal of mathematical games that help students in the calculations of addition and subtraction operations with Whole Numbers. The research intended to answer the following question: how can mathematical games help in the teaching of whole numbers, in the understanding of concepts, and in the development of students' abilities? For this development, a game was applied. The intervention was carried out in a public municipal school, in a 7th grade class, located in the city of Pedro Régis- PB. The National Curriculum Parameters (PCN), the National Common Curricular Base (BNCC) and authors such as Grando (2000), Paiva and Rêgo (2010), Kishimoto (2009), among others, were used as theoretical reference. For this, the research is classified as applied, as to its approach, as qualitative, as to the objectives as exploratory and, finally, as to the technical procedures of investigation as case study, as research instruments were used a game, a questionnaire with questions to identify the potentialities of the game in the teaching of Whole Numbers and participant observation. The analysis of the data showed that the game enables a better understanding of Whole Numbers, an improvement in socialization and in the development of self-confidence, thus confirming the use of the game as a viable and efficient proposal in teaching-learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-08T19:13:31Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DanieleSatuninodaSilva_TCC.pdf: 832887 bytes, checksum: 915e86acdea1c18ff4ca8512a82fb09d (MD5) DanieleSatuninodaSilva_TERMO.pdf: 914965 bytes, checksum: 5aea53a164b68f108583b968b093c178 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-08T19:13:31Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DanieleSatuninodaSilva_TCC.pdf: 832887 bytes, checksum: 915e86acdea1c18ff4ca8512a82fb09d (MD5) DanieleSatuninodaSilva_TERMO.pdf: 914965 bytes, checksum: 5aea53a164b68f108583b968b093c178 (MD5) Previous issue date: 2023-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectnúmeros inteirospt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.titleA importância do uso de jogos no ensino da matemática e suas potencialidades para o ensino dos números inteirospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves-
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo elaborar uma proposta de jogos matemáticos que auxiliem os estudantes nos cálculos das operações de adição e subtração com Números Inteiros. A pesquisa pretendeu responder a seguinte questão: como os jogos matemáticos podem auxiliar no ensino dos números inteiros, na compreensão de conceitos e no desenvolvimento das habilidades dos alunos? Para esse desenvolvimento, foi aplicado um jogo. A intervenção foi realizada em uma escola pública municipal, em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, localizada na cidade de Pedro Régis– PB. Para fundamentar este trabalho foram utilizados como referencial teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e autores como Grando (2000), Paiva e Rêgo (2010), Kishimoto (2009) entre outros. Para tanto, a pesquisa é classificada como aplicada, quanto à sua abordagem, como qualitativa, quanto aos objetivos como exploratória e, por fim, quanto aos procedimentos técnicos de investigação como estudo de caso, como instrumentos de pesquisa foram utilizados um jogo, um questionário com perguntas para identificar as potencialidades do jogo no ensino dos Números Inteiros e a observação participante. A análise dos dados alcançados constatou que o jogo possibilita um melhor entendimento dos Números Inteiros, uma melhora na socialização e no desenvolvimento da autoconfiança, constatando deste modo, a utilização do jogo como uma proposta viável e eficiente no ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DanieleSatuninodaSilva_TCC.pdfTCC813,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
DanieleSatuninodaSilva_TERMO.pdfTERMO893,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons