Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27630
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Renilda Neves dos-
dc.date.accessioned2023-08-08T20:04:41Z-
dc.date.available2023-08-08T20:04:41Z-
dc.date.issued2023-06-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27630-
dc.description.abstractThe exponential function is widely used in many areas such as natural sciences, economics, engineering and statistics. In the teaching and learning process, this content is explored in schools through practical examples, exercises and graphics, seeking to develop students' understanding of exponential growth, rates of change and applications in real world problems. The main objective of this study was to investigate the exponential function and its applications in high school textbooks, taking into account the crucial role that these textbooks play, both for teachers and for students. They are often the only source of support available for teaching and learning, making their analysis essential. The methodology used in relation to the approach to the problem was of a qualitative nature, as for the objectives, it is classified as exploratory based on a bibliographical research because it is a research developed around books. The theoretical basis is based on Mathematics books for the 1st year of high school, on the National Common Curricular Base (BNCC). To achieve the proposed objective, an analysis was made of textbooks in which they addressed the content of exponential function and its applications, then the treatment of textbooks for the study of exponential function and its applications with other areas of knowledge was described. At the end of the research it was possible to realize that we can use some mathematical concepts to solve, understand and interpret situations connected to other sciences besides mathematics itself. It is also expected that this work will contribute to the improvement of teaching and learning of the exponential function, encouraging the connection of this content with other disciplines and providing students with a more comprehensive and meaningful education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-08T20:04:41Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RenildaNevesdosSantos_TCC.pdf: 777643 bytes, checksum: cf2d0f537020a85ade360a83818f6060 (MD5) RenildaNevesdosSantos_TERMO.pdf: 237764 bytes, checksum: 5318167bd9a06c44566b45517f23c2bb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-08T20:04:41Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RenildaNevesdosSantos_TCC.pdf: 777643 bytes, checksum: cf2d0f537020a85ade360a83818f6060 (MD5) RenildaNevesdosSantos_TERMO.pdf: 237764 bytes, checksum: 5318167bd9a06c44566b45517f23c2bb (MD5) Previous issue date: 2023-06-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectFunção exponencialpt_BR
dc.subjectAplicaçõespt_BR
dc.titleO estudo da função exponencial e suas aplicações nos livros didáticos do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Carlos Alberto Gomes de-
dc.description.resumoA função exponencial é amplamente utilizada em diversas áreas, como ciências naturais, economia, engenharia e estatística. No processo de ensino e aprendizagem, esse conteúdo é explorado nas escolas por meio de exemplos práticos, exercícios e gráficos, buscando desenvolver a compreensão dos alunos sobre o crescimento exponencial, taxas de variação e aplicações em problemas do mundo real. O objetivo principal deste estudo foi investigar a função exponencial e suas aplicações nos livros didáticos do Ensino Médio, levando em consideração o papel crucial que esses livros desempenham, tanto para os professores quanto para os alunos. Muitas vezes, eles são a única fonte de suporte disponível para o ensino e aprendizagem, tornando sua análise essencial. A metodologia utilizada em relação à abordagem do problema foi de natureza qualitativa, quanto aos objetivos classifica-se como exploratória baseado em uma pesquisa bibliográfica por ser uma pesquisa desenvolvida em torno de livros. O embasamento teórico está pautado nos livros de Matemática do 1º ano do Ensino Médio e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para atingir o objetivo proposto, foi feita uma análise em livros didáticos nos quais abordavam o conteúdo de função exponencial e suas aplicações, em seguida foi descrito o tratamento dos livros didáticos para o estudo de função exponencial e suas aplicações com outras áreas de conhecimentos. No final da pesquisa foi possível perceber que podemos utilizar alguns conceitos matemáticos para resolver, compreender e interpretar situações conectadas a outras ciências além da própria matemática. Espera-se ainda que este trabalho venha contribuir para o aprimoramento do ensino e aprendizagem da função exponencial, incentivando a conexão desse conteúdo com outras disciplinas e proporcionando aos alunos uma educação mais abrangente e significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RenildaNevesdosSantos_TCC.pdfTCC759,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RenildaNevesdosSantos_TERMO.pdfTERMO232,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons