Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27674
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Leticia Freire-
dc.date.accessioned2023-08-10T16:41:36Z-
dc.date.available2023-08-10T16:41:36Z-
dc.date.issued2023-04-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27674-
dc.description.abstractThis Course Completion Work research had as its central objective to investigate the conceptions and mediations of teachers of the 6th year of Elementary School in the use of problem solving in the classroom. The research was conducted with teachers from two municipal schools in the urban area of Capim/PB. The research is characterized as qualitative, exploratory, and a case study. A semi-open questionnaire containing 07 (seven) questions and class observations were used as data collection instruments. Data analysis showed that the three teachers, at certain moments during the data analysis, shared the same conceptions about solving problems in the classroom, but there were different strategies in their mediations. We conclude that, from the teachers' conceptions and mediations about problem-solving in the classroom, we can see that there is a difference in mediations between teachers, but in their conceptions, they agree that problem-solving is an important approach to be worked on in the classroom.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-10T16:41:36Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Leticiafreiresilva_TCC.pdf: 5337393 bytes, checksum: 4006723b09a053796ab3539b8f16ddaa (MD5) Leticiafreiresilva_TERMO.pdf: 179355 bytes, checksum: 8d460fedd321269cfe4275b5027c02ca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-10T16:41:36Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Leticiafreiresilva_TCC.pdf: 5337393 bytes, checksum: 4006723b09a053796ab3539b8f16ddaa (MD5) Leticiafreiresilva_TERMO.pdf: 179355 bytes, checksum: 8d460fedd321269cfe4275b5027c02ca (MD5) Previous issue date: 2023-04-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectConcepções dos professorespt_BR
dc.subjectMediação em sala de aulapt_BR
dc.titleA mediação do professor na resolução de problemas matemáticos em sala de aula no 6º ano do ensino fundamental : relações entre concepção e práticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Cristiane Fernandes de-
dc.description.resumoEsta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo central investigar as concepções e mediações de professores do 6º ano do Ensino Fundamental na utilização da resolução de problemas em sala de aula. A pesquisa foi realizada com professores(as) de duas escolas municipais da zona urbana de Capim/PB. A pesquisa caracteriza-se como de natureza qualitativa, exploratória e de estudo de caso. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados um questionário semiaberto contendo 07 (sete) questões e observações das aulas. A análise dos dados demonstrou que os três professores, em alguns momentos da análise dos dados, apresentaram compartilhar as mesmas concepções sobre a resolução de problemas em sala de aula, porém houve diferentes estratégias em suas mediações. Concluímos que, a partir das concepções e mediações dos(as) professores(as) sobre a resolução de problemas em sala de aula, podemos constatar que existe uma diferença nas mediações entre os professores, mas em suas concepções concordam que a resolução de problemas é uma abordagem importante para ser trabalhada em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leticiafreiresilva_TCC.pdfTCC5,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Leticiafreiresilva_TERMO.pdfTERMO175,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons