Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27675
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Virginio, Thiago Pontes | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-10T16:50:04Z | - |
dc.date.available | 2023-08-12 | - |
dc.date.available | 2023-08-10T16:50:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27675 | - |
dc.description.abstract | The film production process currently does not contemplate reflections on accessibility throughout its phases, resulting in products with barriers that intercept certain groups of spectators from exercising their right to consumption and enjoyment. In this context, the present study discusses the application of Universal Design principles in the visual and sound design on the shooting script of the short film Qeryoth, through an exploratory research regarding this process. Through this experience, we sought to verify how the film director can contribute to the design of accessible consumption experiences. The research results confirm the benefit of adopting Universal Design since the film pre-production and point out new ways for the director to perform its role through the shooting script. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-08-10T16:50:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TPV12072023.pdf: 1140074 bytes, checksum: 202bd1b3648c478078f1c233a61886b3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-10T16:50:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TPV12072023.pdf: 1140074 bytes, checksum: 202bd1b3648c478078f1c233a61886b3 (MD5) Previous issue date: 2023-06-20 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Direção cinematrográfica | pt_BR |
dc.subject | Decupagem | pt_BR |
dc.subject | Audiodescrição | pt_BR |
dc.title | A construção da decupagem e o papel do diretor na pré-produção de um cinema à luz do desenho universal. | pt_BR |
dc.title.alternative | The construction of the decoupage and the role of the director in the pre-production of a cinema in the light of universal design. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mayer, Flávia Affonso | - |
dc.description.resumo | O processo de produção cinematográfica atualmente não contempla reflexões sobre a acessibilidade ao longo de suas etapas, resultando em produtos com barreiras que impedem que determinados grupos de espectadores exerçam seu direito ao consumo e fruição. Nesse contexto, o presente estudo traz discussões sobre a aplicação dos princípios do Desenho Universal na construção visual e sonora da decupagem do curta-metragem Qeryoth, através de uma pesquisa exploratória quanto a esse processo. Por meio dessa experiência, buscamos verificar de que maneira o diretor cinematográfico pode contribuir para a construção de experiências de consumo acessíveis. Os resultados da pesquisa confirmam o benefício da adoção do Desenho Universal desde a pré-produção do filme e apontam novas formas de atuação do diretor por meio da decupagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | ALVES, P. “If you fail to prepare, prepare to fail”: a produção fílmica. In: ALVES, P.; GARCÍA, G. F. (cood.). Oficios del cine: manual para prácticas cinematográficas. Madrid: Icono 14, 2017. pp. 105-139. ANCINE. Instrução Normativa nº 116, de 18 de dezembro de 2014. Dispões sobre as normas gerais e critérios básicos de acessibilidade a serem observados por projetos audiovisuais financiados com recursos públicos federais geridos pela ANCINE. Disponível em: https://antigo.ancine.gov.br/pt-br/legislacao/instrucoes-normativas-consolidadas/instru-o-normativa-n-116-de-18-de-dezembro-de-2014. Acesso em: 8 jun. 2023. ANCINE. Instrução Normativa nº 128, de 13 de setembro de 2016. Dispõe sobre as normas gerais e critérios básicos de acessibilidade visual e auditiva a serem observados nos segmentos de distribuição e exibição cinematográfica. Disponível em: https://antigo.ancine.gov.br/pt-br/legislacao/instrucoes-normativas-consolidadas/instru-o-normativa-n-128-de-13-de-setembro-de-2016. Acesso em: 8 jun. 2023. AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. 2. ed. Tradução: Eloisa Araújo Ribeiro. Campinas: Papirus, 2006. BRASIL. Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978. Dispõe sobre a regulamentação das profissões de Artistas e de técnico em Espetáculos de Diversões, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6533.htm#:~:text=LEI%20Nº%206.533%2C%20DE%2024%20DE%20MAIO%20DE%201978.&text=Dispõe%20sobre%20a%20regulamentação%20das,Diversões%2C%20e%20dá%20outras%20providências. Acesso em: 11 jun. 2023. BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 11 jun. 2023. BULHÕES, M. M. A ficção nas mídias: um curso sobre a narrativa nos meios audiovisuais. São Paulo: Ática, 2009. CONNELL, B. R. et al. The Principles of Universal Design, Version 2.0. Raleigh, NC: Center for Universal Design, 1997. NAVES, S. B. et al. Guia para Produções Audiovisuais Acessíveis. Brasília: Ministério da Cultura/Secretaria do Audiovisual, 2016. Disponível em: https://grupoleaduece.blogspot.com/p/guia-para-producoesaudiovisuais.html. Acesso em: 14 jul. 2022. ONU - Organização das Nações Unidas. Convention on the Rights of Persons with Disabilities. 13 dez. 2006. Disponível em: https://www.ohchr.org/en/instruments-mechanisms/instruments/convention-rights-persons-di sabilities. Acesso em: 11 jun. 2023. OSTROFF, Elaine. Universal Design: An Evolving Paradigm. In: PREISER, Wolfgang (ed.); SMITH, Korydon H (ed.). Universal Design Handbook. 2. ed. Nova York: McGraw Hill, 2011. p. 1.3-1.11. RABIGER, Michael. Directing: film techniques and aesthetics. 4. ed. Amsterdam: Elsevier, 2008. RODRÍGUEZ, I. S. El director: de la idea a la película. In: ALVES, P.; GARCÍA, G. F. (cood.). Oficios del cine: manual para prácticas cinematográficas. Madrid: Icono 14, 2017. p. 141-171. SHANNON, C. E. A Mathematical Theory of Communication. The Bell System Technical Journal, Nova York, v. 27, jul./out. 1948. Disponível em: https://people.math.harvard.edu/~ctm/home/text/others/shannon/entropy/entropy.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023. THOMPSON, Kristin. Categorical Coherence: A Closer Look at Character Subjectivity. David Bordwell‘s website on cinema, [s. l.], 14 out. 2008. Disponível em: http://www.davidbordwell.net/blog/2008/10/24/categorical-coherence-a-closer-look-at-character-subjectivity/. Acesso em: 8 jun. 2023. TRUFFAUT, François. Une certaine tendance du cinéma français. Cahiers du cinéma, São Paulo, v. 6, ed. 31, 1 jan. 1954. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Cinema e Audiovisual |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TPV12072023.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons