Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2767
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Camila Waller Maurício de França-
dc.date.accessioned2017-11-08T14:33:51Z-
dc.date.available2017-07-20-
dc.date.available2017-11-08T14:33:51Z-
dc.date.issued2017-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2767-
dc.description.abstractClot ([1999] 2007), situated in the Labor Sciences, elaborates on teaching work as being formed by two natures, one visible and the other invisible, in which the former corresponds to everything that is possible to observe when watching the teacher's action in progress, for example, while the latter relates to all the teacher’s hindered and/or hidden work that allows the teacher to carry out (or not) classroom work, as for example, class planning and its reformulations during the lesson that allows the teacher to fulfill objectives. The teacher’s invisible work, represented by the image of an iceberg (MEDRADO, 2012), is often underestimated once it cannot be witnessed while it is executed. Thus, to understand teacher’s work in a deeper way, we need to better understand the invisible dimension of teaching work, the real work (CLOT, 2007; LOUSADA, 2004). In this context, through the notion of real work of Clinic of Activity (CLOT and FAITA, 2000) and the view of language as the generator of development, according to Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 1999), we aim to investigate the work of a foreign language teacher in training (the researcher herself, it is worth saying) in order to perceive which aspects of the teacher's work appear during the self-observation of a filmed class at CODISMA-UFPB. Our corpus was generated through an adaptation of the simple selfconfrontation methodology (CLOT and FAITA, 2000) and was collected in a language cooperative in which the teacher works. Qualitative analysis of the data shows that the tensions of the teaching activity generated in the teacher an emotional impact. It also demonstrated that the real work of the teacher was revealed through language and, lastly, that self-observation generated reconstructions in the teacher's practice, for example, regarding the use of mother tongue in the classroom and in relation to the focus on the written language modality.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-08T14:33:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CWMFR20072017.pdf: 864318 bytes, checksum: b2fccfac90d2f5f378513eefa773178d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-08T14:33:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CWMFR20072017.pdf: 864318 bytes, checksum: b2fccfac90d2f5f378513eefa773178d (MD5) Previous issue date: 2017-06-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectTrabalho real do professorpt_BR
dc.subjectProfessor de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.titleUm mergulho no trabalho real de uma professora de Língua inglesa em formação por meio da auto-observaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Reichmann, Carla Lynn-
dc.description.resumoClot ([1999] 2007), situado nas Ciências do Trabalho, elabora sobre o trabalho docente como sendo formado por duas naturezas, uma visível e a outra invisível, no qual a primeira corresponde a tudo que é possível se observar ao assistir o agir do professor em andamento, por exemplo, enquanto que a segunda diz respeito a todo o trabalho impedido e/ou encoberto do professor que o permite (ou não) realizar o seu trabalho em sala, tal como o planejamento da aula e as reformulações do mesmo durante a aula que permitem ao professor cumprir com os seus objetivos. O trabalho invisível do professor, representado pela imagem de um iceberg (MEDRADO, 2012) é muitas vezes subestimado por não poder ser testemunhado enquanto é executado. Dessa forma, para compreendermos o trabalho do professor de maneira mais aprofundada, precisamos entender melhor a dimensão invisível do trabalho docente, o trabalho real (CLOT, 2007; LOUSADA, 2004). Nesse contexto, a partir da noção de trabalho real da Clinica de Atividade (CLOT e FAITA, 2000) e da visão de linguagem como geradora de desenvolvimento, segundo o Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999), objetivamos investigar o trabalho de uma professora de Língua Estrangeira em formação (a própria pesquisadora, vale dizer) em busca de perceber que aspectos do trabalho do professor aparecem durante a auto-observação de uma aula filmada na CODISMA-UFPB. Nosso corpus foi gerado através de uma adaptação da metodologia da autoconfrontação simples (CLOT e FAITA, 2000) e foi coletado em uma cooperativa de línguas na qual a professora ensina. A análise qualitativa dos dados, por meio do conteúdo temático e modalizações apreciativas, evidencia que as tensões da atividade docente geraram na professora um impacto emocional. Também demonstrou que o trabalho real da professora foi revelado através da linguagem e, por último, que a auto-observação gerou reconstruções na prática da professora, por exemplo, em relação ao uso de língua materna na aula e em relação ao foco na modalidade escrita da língua.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CWMFR20072017.pdf844,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons